Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Cetec completa 31 anos como referência em equipamentos para pintura industrial
INDUSTRIAL

Cetec completa 31 anos como referência em equipamentos para pintura industrial

Assessoria de Imprensa - 24 de junho de 2024 89 Visualizações
Cetec completa 31 anos como referência em equipamentos para pintura industrial

[Imagem: Eduardo Cernic, fundador da Cetec]


Fundada em 1993, em São Paulo (SP), a Cetec começou suas atividades com apenas um colaborador, o próprio fundador, o paulistano Eduardo Cernic. Em 1994, a empresa lançou o Tecplus, seu primeiro modelo de aplicador de pintura eletrostática a pó – permanece no portfólio em versão atualizada.

“A primeira exportação aconteceu em 1998, com equipamentos enviados para a Argentina e, na sequência, Cuba, Peru, Chile, México e Colômbia”, lembra Cernic.

A evolução prosseguiu em 2001 com a abertura do setor de usinagem e, em 2003, com a adição do departamento de caldeiraria e a obtenção da certificação ISO-9001:2000, sendo então a única empresa do ramo a conseguir esse feito.

“Três anos depois nos tornamos importadores oficiais e exclusivos dos produtos para pintura airless da Titan no Brasil”, afirma o fundador da Cetec. Técnica que não utiliza ar comprimido para atomizar a tinta, a pintura airless é mais eficiente, versátil e sustentável.

A expansão levou à mudança de sede em 2005. Em 2008, a Cetec adquiriu a Cognitio, empresa especializada em cursos e treinamentos, fortalecendo a atuação na área de capacitação técnica do mercado. Em 2013, incorporou os produtos airless da europeia Exel Kremlin Rexson & Sames ao seu portfólio e diversificou ainda mais as soluções oferecidas.

“Depois, investimos na linha própria de airless, com os lançamentos dos modelos SM-10 e SM-10 Plus”, observa Cernic. Na sequência, a Cetec apresentou ao mercado os modelos Tecnile, Bikeline e Minilline para demarcação viária.

Em 2018, a parceria com a ARO possibilitou a introdução no mercado brasileiro de bombas de duplo diafragma para pintura e transferência de fluidos com tecnologia norte-americana. A Cetec, a seguir, entrou no segmento de pintura profissional de pequenas peças com o lançamento do MicroPainting.

Pintura eletrostática a pó

A mudança para a nova fábrica em Barueri (SP) em 2021, com mais de 3.000 m², e a diversificação do portfólio com cabines para pintura líquida e estufas em 2022, consolidaram ainda mais a presença da empresa no mercado de pintura industrial, com destaque à eletrostática a pó – tecnologia amplamente utilizada em diversos setores industriais, como na fabricação de móveis, automóveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.

Reciprocador infinito para pintura eletrostática a pó desenvolvido pela Cetec

Hoje, além de fabricar equipamentos para linhas manuais e automáticas de pintura eletrostática a pó, como reciprocadores, osciladores, centrais de recuperação de tinta, pistolas e acessórios, a Cetec desenvolve cabines de pintura customizadas.

“Também sempre atuamos comprometidos com a sustentabilidade. Tanto é assim que somos detentores do selo Eureciclo e implementamos diversas práticas ambientalmente amigáveis em nossas operações”, conclui o fundador da Cetec.