[Imagem: Eduardo Cernic, fundador da Cetec]
Fundada em 1993, em São Paulo (SP), a Cetec começou suas atividades com apenas um colaborador, o próprio fundador, o paulistano Eduardo Cernic. Em 1994, a empresa lançou o Tecplus, seu primeiro modelo de aplicador de pintura eletrostática a pó – permanece no portfólio em versão atualizada.
“A primeira exportação aconteceu em 1998, com equipamentos enviados para a Argentina e, na sequência, Cuba, Peru, Chile, México e Colômbia”, lembra Cernic.
A evolução prosseguiu em 2001 com a abertura do setor de usinagem e, em 2003, com a adição do departamento de caldeiraria e a obtenção da certificação ISO-9001:2000, sendo então a única empresa do ramo a conseguir esse feito.
“Três anos depois nos tornamos importadores oficiais e exclusivos dos produtos para pintura airless da Titan no Brasil”, afirma o fundador da Cetec. Técnica que não utiliza ar comprimido para atomizar a tinta, a pintura airless é mais eficiente, versátil e sustentável.
A expansão levou à mudança de sede em 2005. Em 2008, a Cetec adquiriu a Cognitio, empresa especializada em cursos e treinamentos, fortalecendo a atuação na área de capacitação técnica do mercado. Em 2013, incorporou os produtos airless da europeia Exel Kremlin Rexson & Sames ao seu portfólio e diversificou ainda mais as soluções oferecidas.
“Depois, investimos na linha própria de airless, com os lançamentos dos modelos SM-10 e SM-10 Plus”, observa Cernic. Na sequência, a Cetec apresentou ao mercado os modelos Tecnile, Bikeline e Minilline para demarcação viária.
Em 2018, a parceria com a ARO possibilitou a introdução no mercado brasileiro de bombas de duplo diafragma para pintura e transferência de fluidos com tecnologia norte-americana. A Cetec, a seguir, entrou no segmento de pintura profissional de pequenas peças com o lançamento do MicroPainting.
Pintura eletrostática a pó
A mudança para a nova fábrica em Barueri (SP) em 2021, com mais de 3.000 m², e a diversificação do portfólio com cabines para pintura líquida e estufas em 2022, consolidaram ainda mais a presença da empresa no mercado de pintura industrial, com destaque à eletrostática a pó – tecnologia amplamente utilizada em diversos setores industriais, como na fabricação de móveis, automóveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
Reciprocador infinito para pintura eletrostática a pó desenvolvido pela Cetec
Hoje, além de fabricar equipamentos para linhas manuais e automáticas de pintura eletrostática a pó, como reciprocadores, osciladores, centrais de recuperação de tinta, pistolas e acessórios, a Cetec desenvolve cabines de pintura customizadas.
“Também sempre atuamos comprometidos com a sustentabilidade. Tanto é assim que somos detentores do selo Eureciclo e implementamos diversas práticas ambientalmente amigáveis em nossas operações”, conclui o fundador da Cetec.