Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construção sustentável: Atlas Schindler conquista certificação internacional e eleva sustentabilidade nos empreendimentos
ELEVADORES

Construção sustentável: Atlas Schindler conquista certificação internacional e eleva sustentabilidade nos empreendimentos

Assessoria de Imprensa - 25 de setembro de 2024 160 Visualizações
Construção sustentável: Atlas Schindler conquista certificação internacional e eleva sustentabilidade nos empreendimentos

Atlas Schindler obtém certificação internacional que avalia o impacto ambiental do produto em todo seu ciclo de vida. A conquista está em linha com o compromisso de balanço neutro em suas operações.

Foto: Atlas Schindler


A Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, conquista a certificação EPD (Enviromental Product Declarations) ou, em português, DPA (Declaração Ambiental de Produto), nos modelos Schindler 1000 e Schindler 3000, evidenciando o cumprimento integral da ISO 14025 – padrão internacional de critérios de condução para declarações ambientais de produtos.

Com um olhar para todas as etapas da cadeia de produção, desde a concepção dos produtos até o descarte de resíduos, a Atlas Schindler investe continuamente em melhorias que objetivam a redução do impacto ambiental por meio de uma avaliação rigorosa do ciclo de vida de cada produto em conformidade com as normas. As considerações de checagem ambiental são parte do processo de desenvolvimento de todas as soluções Atlas Schindler, seguindo integralmente as normas ISO 14040 (Avaliação do Ciclo de Vida - Princípios e Estrutura) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

“As inovações do setor da construção civil têm garantido o desenvolvimento de projetos cada vez mais sustentáveis. Como um dos líderes globais do setor de transporte vertical, o Grupo Schindler está comprometido em oferecer ao mercado serviços e produtos eficientes e sustentáveis, contribuindo para reduzir o impacto ambiental dos empreendimentos, elevando assim a qualidade de vida das grandes cidades”, comenta Humberto Ebram, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Schindler na América Latina.

Schindler 1000 e 3000

Os elevadores Schindler 1000 e Schindler 3000, que receberam a certificação EPD (Environmental Product Declarations ou DPA - Declaração Ambiental de Produto), fazem parte da gama de produtos da plataforma modular da Schindler para edifícios residenciais e comerciais. Ambos possuem diferenciais que os tornam amigáveis ao meio ambiente, como:

  • Design compacto, leve e durável que otimiza o uso de material;
  • Conectividade remota, que melhora a eficiência do serviço e reduz deslocamentos desnecessários ao equipamento para manutenção e serviço;
  • Máquina sem engrenagens para uma qualidade de condução suave, sem a necessidade de óleo para lubrificação;
  • Conversor de frequência regenerativo, que retorna energia à rede para uso futuro na operação do edifício ou elevador;
  • Partida estável sem alta corrente de pico, atingindo rapidamente um baixo nível de consumo de energia;
  • Os meios de tração Atlas Schindler mais leves requerem menos energia para operar do que os cabos de aço tradicionais;
  • Sistema de posicionamento do elevador atualizado, que elimina viagens desnecessárias para redefinir o sistema;
  • Sistema que muda as luzes e a ventilação do carro para o modo de espera quando não estão em uso;
  • Operação inteligente para transporte eficiente de passageiros;
  • Utilização de luzes LED que economizam energia;
  • Acionamento de porta com modo de espera para segurança e conservação de energia;
  • Materiais internos leves, que melhoram a eficiência operacional e o uso de energia.

Além disso, a avaliação realizada pelo The International EPD® System constatou excelentes resultados em relação à emissão de CO2 e uso de materiais orgânicos. Hoje, a Atlas Schindler possui o menor nível de emissão de dióxido de carbono dentre as empresas do segmento, o que resulta em um menor impacto de suas operações no aquecimento global. Adicionalmente, a companhia também é a que mais utiliza materiais orgânicos e menos faz uso de componentes eletrônicos. Os impactos são analisados considerando todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a fabricação até a reciclagem.

“Na Atlas Schindler, agregar a preservação do meio ambiente aos produtos e serviços é o caminho escolhido naturalmente, materializado em diversas frentes de atuação estratégica, com metas e compromissos ambiciosos. Até 2030, o Grupo pretende reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa relativas às operações distribuídas por todo o mundo. E, até 2040, o Grupo está comprometido a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa”, finaliza Ebram.

Sobre a Atlas Schindler:

A Elevadores Atlas Schindler Ltda, líder nacional em transporte vertical, está há 106 anos presente no país. A companhia é integrante do Grupo suíço Schindler, uma empresa com 150 anos e atuação em todos os continentes. No Brasil, além da fábrica em Londrina, possui uma planta em São Paulo destinada à produção de peças de reposição e componentes. Com 5.000 funcionários e 150 postos de atendimento em todo Brasil, a empresa fabrica elevadores, escadas e esteiras rolantes e oferece também serviços de manutenção e modernização para esses equipamentos.