Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Qual a diferença entre a resina alquídica e acrílica?
MATERIAL

Qual a diferença entre a resina alquídica e acrílica?

Assessoria de Imprensa - 28 de outubro de 2024 86 Visualizações
Qual a diferença entre a resina alquídica e acrílica?

As resinas alquídicas e acrílicas são utilizadas de forma ampla em diversas indústrias, com um desempenho importante na proteção e acabamento de superfícies como madeiras, vidros, plásticos e metais. No entanto, apesar de compartilharem algumas similaridades, suas características químicas as tornam adequadas para diferentes tipos de aplicações.

Segundo Vilnei Schreiber, gerente de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Montana Química, multinacional especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira, "as resinas alquídicas são formuladas com óleos vegetais, o que lhes confere um aspecto amarelado na forma líquida e as torna geralmente base solvente".

Já as acrílicas, como ele explica, "são produzidas com monômeros acrílicos sintetizados, resultando em um aspecto transparente e incolor, podendo ser tanto à base de solvente quanto à base de água".

Resistência

Em termos de durabilidade e resistência, ambas as resinas oferecem excelente desempenho em várias superfícies, mas Schreiber ressalta que os produtos formulados com resinas acrílicas são mais recomendados para ambientes expostos à luz, pois são mais resistentes ao amarelecimento, podendo ser aplicados em diferentes substratos, como madeira, pedra, cerâmica, concreto, metal e plástico. “Por outro lado, as resinas alquídicas possuem um custo inferior e são amplamente utilizadas na fabricação de esmaltes sintéticos, vernizes e stains para aplicação em superfícies de madeiras e metálicas, como portas, portões, janelas, entre outras aplicações”, afirma o especialista.

Cuidados

O uso adequado dessas resinas requer cuidados específicos, que incluem o preparo e tratamento correto da superfície a ser revestida, e o uso de equipamentos de proteção individual para aplicação dos produtos. "Os cuidados são semelhantes para ambas as resinas, mas o mais importante é seguir rigorosamente as recomendações do fabricante", diz Schreiber.