RETOMADA DE PARCERIA COM GOVERNO HOLANDÊS PODE POTENCIALIZAR SISTEMA HIDROPORTUÁRIO
Para restabelecer o acordo de cooperação com o governo holandês, para o fortalecimento do transporte hidroviário do Rio Grande do Sul, a Secretaria dos Transportes e Mobilidade (STM) promove, na próxima segunda-feira (31), às 9h, uma reunião técnica para troca e atualização de informações sobre o tema. O evento ocorre no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).
Conduzida pelo secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, a agenda será o primeiro passo para confirmar o interesse do Governo Estadual em retomar o Master Plan (plano mestre prático), feito em parceria com o governo holandês. Concluído em 2010, o Master Plan é um diagnóstico que propõe medidas de curto, médio e longo prazo, para desenvolver o sistema hidroportuário do Rio Grande do Sul. Para Westphalen, a ideia de viabilizar e potencializar o uso das hidrovias gaúchas, promovendo a intermodalidade, é uma das suas principais metas à frente da pasta, e a parceria com o governo holandês pode ser uma importante ferramenta.
Durante a reunião, os diretores da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e do Porto do Rio Grande farão uma apresentação sobre a legislação brasileira e atual situação das hidrovias gaúchas, além de suas principais demandas e potencialidades. A comitiva holandesa também terá espaço para manifestação sobre possíveis alternativas de renovação da cooperação, e, ao final da reunião, um momento para questionamentos e troca de experiências está programado. A seguir, as lideranças embarcam no catamarã, para almoço em Guaíba.
Master Plan
Com a contratação de uma consultoria, o Estado buscou apoio na experiência holandesa, considerada a melhor do mundo em navegação interior, para aumentar a participação do modal hidroviário na matriz de transporte gaúcha, com a integração dos segmentos de transporte hidroviário, rodoviário e ferroviário.
Transformar o Porto do Rio Grande em concentrador de cargas e o Estado em centro logístico do Mercosul é um dos projetos pretendidos pelo plano diretor (master plan) dos consultores holandeses. Eles se baseiam no exemplo da Holanda, onde os complexos portuários de Amsterdã e Roterdã desenvolvem forte política de atração de transporte de mercadorias pela hidrovia. Para eles, os cais de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Estrela e Pelotas podem se tornar uma rede coletora, para alimentar o terminal marítimo gaúcho.