O Mestre do Drywall Placo – reality show da Placo que terminou no final de outubro – não apenas colocou à prova os maiores talentos da construção a seco como também desempenhou um papel importante ao abordar e esclarecer diversos mitos sobre o drywall. A técnica vem ganhando espaço no setor da construção civil no Brasil, principalmente pelos seus grandes benefícios, mas ainda gera dúvidas entre profissionais e o público em geral.
Ao longo dos episódios, competidores, especialistas e convidados abordaram questões técnicas e desmitificaram muitas ideias equivocadas que ainda rondam esse tipo de solução. Apresentado por Jamile Godoy, o quadro “Drywall Sem Mitos” contou com a participação de especialistas da Saint-Gobain e de Helena Rodrigues - conhecida como Dama do Gesso, arquiteta e especialista do mercado – para abordar essas questões em formato dinâmico e educativo com o público pelas ruas de São Paulo, revelando informações importantes e valiosas sobre o material.
Mito: drywall não é resistente
Muitas pessoas confundem leveza com falta de robustez – o drywall oferece alta resistência, suportando portas, armários, estantes e qualquer outra coisa que uma parede de alvenaria aguentaria. A Placa Performa da Placo, por exemplo, é 50% mais resistente do que as placas convencionais e suporta até 50kg por ponto de carga rente a parede, dispensando o uso de reforços.
Mito: não é indicado para áreas úmidas
O drywall é extremamente versátil, com possibilidade de aplicação em ambientes secos e úmidos, internos e externos – ou seja, ele pode fazer parte do projeto de banheiros, lavanderias e até mesmo de cozinhas. A Placa RU da Placo é feita especialmente para esses ambientes, garantindo a durabilidade nesses espaços. Em algumas áreas, como banheiros, é necessária a impermeabilização das placas para garantir um desempenho ainda maior.
Mito: o drywall oferece pouco isolamento acústico
O drywall é uma solução que pode ser amplamente usada em salas de cinema, escritórios e residências que precisam de privacidade sonora. O desempenho da placa varia de acordo com a espessura da parede, o número de chapas de gesso e da densidade de isolantes acústicos. Assim, se as placas do produto por si já apresentam um ganho na redução de ruídos, sua aplicação em conjunto com a lã de vidro Isover possui um impacto ainda maior no isolamento acústico de um ambiente. A Placa Performa reduz o ruído em até 50% - um ganho de +3 dB, substituindo as placas convencionais.