Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ABB investe na startup de gerenciamento de energia com IA generativa Edgecom
INOVAÇÃO

ABB investe na startup de gerenciamento de energia com IA generativa Edgecom

Assessoria de Imprensa - 14 de janeiro de 2025 18 Visualizações
ABB investe na startup de gerenciamento de energia com IA generativa Edgecom

A plataforma exclusiva de gerenciamento de energia da Edgecom Energy usa IA generativa para ajudar os usuários a reduzir os picos de demanda de energia


A ABB está investindo em uma parceria estratégica com a Edgecom Energy, startup de gerenciamento de energia sediada em Toronto. A plataforma exclusiva de gerenciamento de energia da empresa usa inteligência artificial para ajudar os usuários industriais e comerciais a gerenciar e reduzir os picos de demanda de energia. É a primeira no mercado a usar um copiloto de IA generativo para otimizar a experiência do usuário.

A parceria envolve um investimento minoritário na Edgecom por meio da ABB Eletrificação Ventures, o braço de capital de risco da ABB Eletrificação. A ABB Eletrificação Ventures faz parte da estrutura da ABB Ventures em todo o grupo, investindo em empresas de tecnologia transformadora que promovem a visão da ABB de um mundo mais sustentável, eletrificado e automatizado. A Edgecom foi uma das vencedoras do ABB's 2024 Startup Challenge.

A Agência Internacional de Energia declarou que o mundo precisa dobrar o ritmo do progresso da eficiência energética na próxima década para atingir as metas de zero líquido. Isso destaca o papel fundamental que o gerenciamento digital de energia deve desempenhar. As equipes de inovação da divisão Smart Power da ABB colaborarão com a Edgecom para desenvolver novas soluções habilitadas para IA para ajudar os clientes na América do Norte a economizar energia e reduzir custos.

Massimiliano Cifalitti, presidente da divisão Smart Power da ABB, disse: “As parcerias são fundamentais para a estratégia de inteligência artificial da ABB Eletrificação para o gerenciamento de energia. A Edgecom mostra como a IA generativa pode criar valor comercial a partir de conjuntos de dados complexos com uma interface fácil de usar. A empresa também tem a escalabilidade e a interoperabilidade que a ABB está procurando à medida que aumentamos nosso ecossistema de IA para gerenciamento de energia”.

A inteligência artificial pode ser um divisor de águas para o gerenciamento de energia. As soluções de eletrificação digitalizada da ABB coletam dados de toda a rede de energia de um local; o AI Energy Copilot da Edgecom pode transformar conjuntos de dados complexos em oportunidades de economia de energia. Adaptando-se às metas do cliente, o AI Energy Copilot sugere pequenos ajustes para diminuir as contas ou ideias inteligentes para reduzir a pegada ambiental.

Behdad Bahrami, CEO e cofundador da Edgecom, disse: “O compromisso da ABB com nossa visão ressalta o impacto transformador que estamos trazendo para o gerenciamento de energia. Juntos, estamos capacitando grandes usuários de energia a obter economias de custo e reduções de emissões significativas por meio de soluções inovadoras que proporcionam economias de custo e reduções de emissões no mundo real. À medida que a transição energética se acelera, parcerias inovadoras como essa são fundamentais para criar um futuro mais eficiente e sustentável para os setores em todo o mundo.”

Mehdi Parvizi, CTO e cofundador da Edgecom, acrescentou: “A IA generativa está transformando o gerenciamento de energia ao possibilitar estratégias personalizadas que liberam economias em ativos e instalações com uso intensivo de energia. Essa tecnologia otimiza o desempenho dos ativos, integra as operações com os programas do mercado de energia e as tarifas de preços, melhora a eficiência energética e orienta o comportamento do operador para decisões de energia mais eficazes.”

O investimento na Edgecom eleva o portfólio total da ABB Eletrificação Ventures para 15 empresas, com investimentos que totalizam 80 milhões de euros desde 2021. Ela faz parte da ABB Ventures, que investiu mais de US$ 450 milhões em 70 startups nos setores de eletrificação e automação desde 2010.