Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias PADF e Caterpillar promovem programa social e de sustentabilidade no Paraná

PADF e Caterpillar promovem programa social e de sustentabilidade no Paraná

segs.com.br - 24 de setembro de 2015 1041 Visualizações
PADF e Caterpillar promovem programa social e de sustentabilidade no Paraná
A Fundação Pan-americana de Desenvolvimento (PADF) e a Caterpillar, com apoio da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), investem no projeto Condomínio Biodiversidade (ConBio). O objetivo é preservar e aumentar as áreas naturais urbanas do município de Campo Largo, no Paraná.
 
A Caterpillar participou da primeira fase do programa, que foi de 2012 a 2014, e colaborou com a doação de 500 mil dólares para promover a proteção de áreas naturais localizadas no sul do Brasil, a fim de melhorar a qualidade de vida da população em relação ao seu ambiente. O projeto foi estendido este ano até 2018 e busca aumentar o número de áreas verdes urbanas geridas adequadamente por meio de boas práticas ambientais no município de Campo Largo. Além disso, por meio de oficinas, apoio pedagógico aos professores e crianças e outras atividades com os membros da comunidade, o projeto aumenta o conhecimento dos cidadãos sobre a conservação e sua importância, além de capacitá-los para se tornarem ativos na proteção de suas áreas verdes.
 
“Em 2015, a PADF e a SPVS continuarão apoiando os proprietários oferecendo assistência técnica e consolidando a nossa rede existente.  Nesta segunda fase, o programa dará ênfase ao apoio às políticas públicas. Queremos trabalhar com o governo local para incrementar a legislação ambiental que trata da conservação de áreas naturais. Nosso objetivo é a construção da sensibilização para as questões ambientais, proporcionando medidas concretas para a conservação e proteção do meio ambiente”, explica Luisa Villegas, diretora de programas para a América do Sul da PADF.
 
O projeto ajudou a proteger mais de 3.200 hectares de áreas verdes ameaçadas da Mata Atlântica, que já perdeu mais de 99% de sua cobertura original. Também atua na consciência pública de conservação ambiental dos residentes de Campo Largo graças a oficinas, atividades comunitárias e eventos educacionais que têm como alvo professores e mais de 10 mil crianças locais.
 
Participar do ConBio tem sido uma grande experiência, especialmente por causa da grande riqueza de conhecimento sobre as espécies nativas que os participantes nos forneceram. As estratégias ConBio são fundamentais para a preservação da biodiversidade em nosso município”, disse Conrado Reichmann Muller, proprietário de três hectares em Campo Largo.
Em relação a projetos futuros, Villegas destaca que a PADF continuará engajada em programas no Brasil. O projeto ConBio mostra que o investimento no meio ambiente pode melhorar a vida das pessoas, incluindo as populações mais vulneráveis, uma vez que a preservação do habitat irá melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem nessas regiões, finaliza Luisa Villegas.
 
Sobre a PADF
A Fundação Pan-americana de Desenvolvimento (PADF) é um braço da Organização dos Estados Americanos (OAS) que gera desenvolvimento e apoio em casos de desastres naturais oferecendo oportunidades às pessoas marginalizadas e excluídas na América Latina e Caribe, incluindo jovens em risco, mulheres e crianças, comunidades pobres rurais e urbanas, pessoas sem moradia, indígenas e afrodescendentes.
 
Em 2014, os programas inovadores da PADF beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas em 27 países da região. No Brasil, a fundação tem trabalhado por mais de uma década para engajar empresas e parceiros em variados projetos que incluem alfabetização, educação, preservação ambiental, acesso aos serviços de saúde e suporte em casos de desastres naturais.