Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ThyssenKrupp inaugura nova fábrica de componentes automotivos no Brasil com o conceito Indústria 4.0

ThyssenKrupp inaugura nova fábrica de componentes automotivos no Brasil com o conceito Indústria 4.0

CDN Comunicação - 04 de novembro de 2015 2435 Visualizações
 ThyssenKrupp inaugura nova fábrica de componentes automotivos no Brasil com o conceito Indústria 4.0
Localizada na cidade de Poços de Caldas, a unidade fabril será responsável pela produção de componentes automotivos a partir de processo patenteado e inédito no País
 
Grades de segurança separam as etapas de produção, computadores monitoram as atividades em cada uma das estações, robôs laranjas se movimentam com precisão, e toda a operação pode ser controlada em um ambiente virtual. Esse é o ambiente da nova fábrica de componentes automotivos da ThyssenKrupp no Brasil no conceito Indústria 4.0, localizada em Poços de Caldas (MG). A empresa alemã já investiu R$ 60 milhões na planta, que atenderá o mercado automotivo com a produção de eixos de comando de válvula integrados à tampa do cabeçote do motor.
 
Fabricado com tecnologia inédita no Brasil, o novo componente proporcionará às montadoras benefícios importantes para o processo de montagem, já que o módulo, que antes era composto por peças individuais, passará a ser integrado. Com isso, além de maior simplicidade e eficiência, o produto também proporcionará uma redução de até 40% no peso do conjunto.
 
Com um produto mais leve e com melhores condições de lubrificação, o motor diminui o consumo de combustível, reduzindo as emissões de gás carbônico na atmosfera e apresentando um melhor desempenho. Essa tecnologia desenvolvida pela ThyssenKrupp pode ser empregada em qualquer motor a combustão.
 
“A inauguração dessa unidade fabril é importante, pois contribui para a inserção do setor automotivo brasileiro em uma rota cada vez mais eficiente e sustentável, além de fomentar a aplicação e o desenvolvimento da Indústria 4.0 no país”, afirma Michael Höllermann, CEO da ThyssenKrupp na América do Sul.
 
No caminho da indústria 4.0
 
A Indústria 4.0 é um conceito que define um novo modelo industrial baseado em tecnologias de comunicação para digitalização dos processos em um ambiente virtual. Ela representa a quarta geração de mudanças disruptivas para o conceito industrial, que começaram com a introdução de motores a vapor, evoluindo para a produção em série e, mais tarde, para a era da computação.
 
Na nova unidade fabril da ThyssenKrupp em Poços de Caldas, modernas tecnologias estão combinadas e os processos estão interconectados ao longo de toda a cadeia de produção. Assim, é possível fundir o mundo dos sistemas físicos com as redes de dados, constituindo o “sistema ciberfísico” - que representa o processo de fabricação do futuro.
 
Toda a linha de produção é monitorada em um ambiente virtual, com a montagem feita por robôs industriais que trabalham em alta velocidade, entregando uns aos outros as peças que precisam ser resfriadas, aquecidas, alinhadas e prensadas. Cada estágio do processo é monitorado minuciosamente por sensores que fornecem dados em tempo real para o sistema de controle. Apenas com este nível de precisão as características finais do conjunto podem ser garantidas.
 
Na fábrica digital, todos os componentes produzidos carregam um código (similar a um QR code) com informações como número de série, número de desenho, número de peça e identificação do cliente. Cada eixo de comando de válvulas possui uma identidade, uma memória e está ligado à rede por meio de uma interface.
 
Todo o processo é controlado por meio de leitores de códigos de barra ou de códigos Data Matrix, leitores de RFID e tablets com módulos de acesso aos dados. Os códigos são checados antes de qualquer passo do processo seja iniciado. Dessa forma, caso algum problema seja identificado, é possível interromper a etapa seguinte do processo para, por exemplo, atingir melhores tolerâncias de fabricação. Além disso, permite uma rastreabilidade das condições de montagem de cada conjunto individualmente.
 
O novo conceito industrial definido pela Indústria 4.0 aplicado na nova unidade fabril da ThyssenKrupp é completamente adaptável e flexível, e os colaboradores não monitoram os processos individuais, mas o sistema como um todo. As linhas de montagem e os equipamentos podem ser influenciados a qualquer momento por uma nova formulação, resultando em grande flexibilidade, com consequentes ganhos de eficiência, de melhoria de qualidade e redução de custos.
 
Atuação no setor automotivo
 
 
A ThyssenKrupp é um dos maiores fornecedores globais de componentes e materiais para a indústria automotiva. No ano fiscal 2013/2014, as vendas da companhia para o setor automotivo atingiram cerca de 9,5 bilhões de euros. Entre os clientes estão praticamente todas as grandes montadoras – nove em cada dez veículos produzidos no Brasil estão equipados com componentes ThyssenKrupp. 
 
Além de fornecer componentes e materiais, a empresa participa com as grandes montadoras do desenvolvimento de novas tecnologias, contribuindo para a fabricação de veículos mais econômicos, sustentáveis, seguros e eficientes. Além da unidade fabril em Poços de Caldas, a ThyssenKrupp possui plantas de componentes automotivos em Ibirité (MG), Santa Luzia (MG), Campo Limpo Paulista (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Paulo (SP). 
 
Fábrica de componentes automotivos da ThyssenKrupp em Poços de Caldas (MG)
 
Sobre a ThyssenKrupp
 
A ThyssenKrupp é um grupo industrial diversificado com ampla e tradicional experiência na área de materiais e um crescimento constante na área de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 155.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam no desenvolvimento de produtos de alta qualidade tecnológica, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. No ano fiscal de 2013/2014, a ThyssenKrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 41 bilhões de euros.
 
Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a ThyssenKrupp emprega atualmente mais de 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos de siderurgia, automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa. O Brasil é uma das prioridades do grupo e contabilizou, no ano fiscal de 2013/2014, a receita de R$ 9 bilhões.
 
Em 2015, a ThyssenKrupp foi considerada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) como uma das 50 empresas mais inteligentes do mundo. Esta posição é um reconhecimento às inovações criadas pela empresa e ao fornecimento de soluções significativas para os desafios da urbanização global. https://engineered.thyssenkrupp.com/en/