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Riscos

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Capítulo IV

Riscos no ciclo de operação de um projeto

5.17. Riscos no ciclo de operação de um projeto

5.17.1. Introdução

A seguir apresentamos uma síntese dos principais pontos críticos e que podem tornar-se riscos, a serem observados na operação de projeto, que pode ser uma estação de tratamento de esgoto, uma indústria, entre outros tantos.
 
Processo de operação, manutenção e monitoramento:
  • acionistas, conselho e diretoria;
  • autorização para início do ciclo:
  • comitê e líder para a operação, manutenção e monitoramento  do projeto;
  • equipe de interessados.
Equipe de operação do sistema:
  • participa na elaboração do projeto;
  • acompanha a sua implantação;
  • participa de forma efetiva nos testes de operação;
  • finalmente recebe a chave do projeto quando são encerradas as fases de teste e aprovado o termo definitivo de entrega, isto é, das obras e equipamentos do ativo do projeto.
Relatório de Consolidação, ponto de partida para o desenvolvimento da operação:
  • aprovado pelo Líder do Projeto e Comitê de Implantação do Projeto;
  • processos e procedimentos das; possibilidades concretas de mercado;
  • definição dos prazos de início e término da implantação;
  • início da operação da produção;
  • detalhes técnicos de operação;
  • custos detalhados de implantação e operação (pós-ocupação);
  • investimentos, prazos de pagamentos, rentabilidade;
  • monitoramento por meio de indicadores de desempenho.
Engenharia:
  • projeto executivo;
  • manual de operação;
  • termos de garantia dos equipamentos;
  • prepara novos projetos, alterações, ampliações.
Patrimônio:
  • recebe os equipamentos do ativo do projeto;
  • prepara e executa o plano de manutenção do sistema, visando ações preventivas, corretivas e industriais.
Operação:
  • recebe os equipamentos do ativo do projeto;
  • prepara e executa o plano de operação do sistema, visando ações que proporcionam ao cliente segurança e boa imagem no seu atendimento.
Aquisições:
  • parceiros internos e externos;
  • logística;
  • licitações;
  • contratos;
  • acompanhamento.
Recursos humanos:
  • equipe funcional por área de conhecimento para a execução de implantação do projeto.
Consultores:
  • internos;
  • externos.
Administração:
  • contabilidade;
  • plano de contas;
  • acompanhamento dos contratos.
Meio ambiente:
  • ações mitigadoras de proteção ao meio ambiente.
Qualidade:
  • plano da qualidade da companhia;
  • plano da qualidade do projeto para a operação, manutenção e monitoramento do sistema implantado.
Tesouraria:
  • contas a receber, controle das receitas dos inadimplentes, relacionamento direto com os clientes.
Comunicação:
  • sistema de comunicação interno e externo a companhia.
Financeira:
  • recursos para o investimento;
  • relacionamento com bancos e com empresas na execução de serviços.
Equipe de operação do sistema:
  • participa de novos projetos para atender à demanda futura, ou mesmo na criação de novos projetos, conforme estabelecido no planejamento estratégico da empresa; visão e metas detalhados nos estudos de consolidação para a implantação de um projeto.
Sistemas:
  • software aplicados para o desenvolvimento do projeto, monitoramento e indicadores de desempenho.