Porto Alegre está entre as 12 cidades globais que devem acelerar a eficiência energética em construções até 2030
INFRAROI
-
07 de junho de 2016
907 Visualizações
Ontem saiu a lista das 12 cidades que irão participar do Building Efficiency Accelerator (Bea), iniciativa da SE4All – órgão das Nações Unidas – que visa duplicar a eficiência energética mundial até 2030. O anúncio ocorreu durante o Global Green Growth Forum, realizado em Copenhagen e que reuniu lideranças governamentais e da sociedade civil de vários países.
Porto Alegre, assim como as demais cidades escolhidas, fica comprometida a acelerar políticas para reduzir as emissões de gases poluentes em edificações. Para isso, as localidades poderão ter iniciativas diversas, incluindo atualização de normas de construções e a criação de incentivos para tecnologias mais eficientes.
Os projetos também podem abranger a modernização de edificações já existentes, indo desde de hospitais e escolas, até qualquer outro de edifício público. “Essas cidades têm demonstrado um compromisso para um futuro mais eficiente que merece ser aplaudido. Muitas delas estão em países que identificamos como chaves para desbloquear a transição de energia e defender formas mais eficientes e produtivas do uso dela. Reduzir o uso de energia das edificações é a forma mais produtiva para as cidades alcançarem um futuro de baixo carbono”, disse Sandrine Dixson-Declève, diretora de parcerias do SE4All.
As outras 11 localidades escolhidas foram: Belgrade, na Sérvia; Bogotá e Medelin, na Colômbia; Coimbatore, na Índia; Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Eskisehir, na Turquia; Rajkot e Shimla, na Índia; Riga, na Letónia; Santa Rosa, nas Filipinas; e Tshwane, na África do Sul.