Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Conheça os cursos de engenharia que envolvem cerâmica

Conheça os cursos de engenharia que envolvem cerâmica

Blog da Engenharia - 31 de agosto de 2017 1959 Visualizações
Conheça os cursos de engenharia que envolvem cerâmica
O processo de produção da cerâmica envolve práticas e estudos que visam aperfeiçoar os produtos e otimizar o uso de materiais, oferecendo durabilidade e sofisticação. São objetos que exigem certos cuidados em seu manuseio para que sua vida útil seja maior.
/
Toda essa beleza e cuidados para que sejam oferecidos produtos de qualidade vem de diversas áreas profissionais envolvidas em todas as etapas da transformação cerâmica. E claro, as engenharias estão entre elas.
Algumas engenharias envolvidas na cerâmica
Engenharia Cerâmica – como o próprio nome diz, é bem específico na área e envolve indústria, pesquisa e novos negócios para o setor cerâmico, proporcionando novas tecnologias, estratégias, materiais e negócios. Pratica pesquisa e empreendedorismo, e atua nas indústrias cerâmicas de todos os segmentos, como refratários, cerâmica vermelha, vidros, isolantes térmicos e elétricos, revestimentos, cerâmica térmica e outros.
Engenharia de Materiais – dentre suas aplicações, a Engenharia de Materiais consiste na pesquisa de novos materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. Ele faz a gestão e a supervisão técnica de projetos de transformação e uso de materiais, incluindo, claro, a cerâmica. Aperfeiçoa suas propriedades e estabelece combinações que resultam em produtos inéditos e estuda novas alternativas de aplicação de materiais já conhecidos. 
Engenharia de Produção – consiste na análise do processo para realização de melhorias, otimização do uso de matérias-primas e adequação do processo produtivo a fim de minimizar desperdícios. Atua no planejamento e nas operações da indústria cerâmica, criando novas formas para tornar a produção mais efetiva.
Engenharia de Minas – estuda o aproveitamento dos recursos da terra, incluindo a argila, que forma a cerâmica. Está ligada à cerâmica no que diz respeito à matéria-prima. Trabalha na prospecção, extração, separação e concentração do material extraído. Ele estima o tamanho das reservas e a qualidade do minério. Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração, elabora e executa o projeto de extração.
/
Fonte: Pixabay.
Relações com a indústria cerâmica
Considerando as formas indiretas de lidar com o processo, que não têm como objetivo estudar a cerâmica em si, também pode-se citar a Engenharia Ambiental, que lida com os recursos ambientais e cuidados na extração dos materiais e gerenciamento de resíduos; e as Engenharias Elétrica e Mecânica, tendo em vista todas as máquinas e componentes necessários para o processo de fabricação, além das atividades de manutenção.