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Concretagem especial: quais cuidados devem ser tomados

Massa Cinzenta - 20 de março de 2020 1201 Visualizações
Concretagem especial: quais cuidados devem ser tomados
Sergio Botassi: concretagem especial precisa de cuidados diferenciados na usinagem, no transporte, no lançamento, no adensamento e na pós-concretagem. Crédito: Vimeo/Instituto de Engenharia

O engenheiro civil Sergio Botassi dos Santos, autor e coautor de quatro livros relacionados com estruturas de concreto, e publicados pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), é um estudioso de concretagens especiais. Para promover seu mais recente trabalho – “Cálculo Térmico em Estruturas de Concreto” – ele palestrou recentemente no Instituto de Engenharia, em São Paulo-SP, onde fez a abordagem de fundamentos como comportamento térmico, controle do risco de fissuração, ações mitigatórias preventivas e estudo de casos.

Botassi começou sua exposição esclarecendo o que é uma concretagem especial. “Trata-se do material que precisa de cuidados diferenciados na usinagem, no transporte, no lançamento, no adensamento e na pós-concretagem. São também os casos em que os requisitos não estão explicitamente detalhados nas normas técnicas que tratam do concreto moldado in loco, que são a ABNT NBR 7212 (Execução de concreto dosado em central – Procedimento), a ABNT NBR 12655 (Concreto de Cimento Portland – Preparo, controle e recebimento) e a ABNT NBR 14931 (Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento)”, diz. 

Obras que utilizam concreto autoadensável, concreto de baixa retração e concreto de alta resistência estão no grupo de concretagens especiais. Da mesma forma, os concretos que utilizam macrofibras, aditivos especiais, adições especiais, gelo e pérolas de EPS. Estão ainda nesta categoria as estruturas diferenciadas. “Hoje, por conta dos projetos de edifícios altos, é comum ter fundações cada vez mais robustas. Blocos com 300 m3 de concreto se tornaram corriqueiros nessas obras, e isso requer cuidados especiais”, afirma.

Outros elementos que devem ser tratados como concretagens especiais são os pilares-paredes, os pisos especiais, as concretagens em camadas e as concretagens noturnas. Nestes casos, podem ocorrer os chamados problemas térmicos, capazes de desencadear patologias no material. Por isso, Sergio Botassi apresentou formas que podem mitigar o risco térmico, que vão desde melhorias nas especificações técnicas do concreto até o uso de gelo para controlar a elevação de temperatura do material.

Case em Goiânia-GO foi agraciado com o ACI Excellence in Concrete Construction Awards



Concretagem das fundações de um centro comercial em Goiânia-GO rendeu premiação da ACI, em 2018. Crédito: Construtora Consciente

Em sua palestra, o engenheiro civil mostrou também os desperdícios que ocorrem quando a obra não possui equipes preparadas para receber concretos especiais. Um fato corriqueiro, disse, é quando os operários vibram o concreto autoadensável. “O uso de concreto autoadensável requer cuidados que muitas vezes são negligenciados. Tratá-lo como concreto convencional na execução é um erro que pode trazer segregação, exudação e outras patologias”, alerta. 

Botassi ainda deixou claro que o planejamento da concretagem, antes de sua execução, é essencial para que as estruturas não venham a apresentar problemas. Foi o que o engenheiro civil fez ao prestar consultoria técnica para as obras do Nexus Shopping and Business, em Goiânia-GO. A concretagem foi premiada em 2018 com o ACI Excellence in Concrete Construction Awards, na categoria de edifícios altos. 

A edificação conta com 3 torres, com a maior atingindo 158 metros de altura. O volume de concreto chegou a 55 mil m3, com o uso de concreto armado e concreto protendido. O que rendeu a premiação da ACI (American Concrete Institute) foram as simulações em computador para que o processo de concretagem das fundações não sofresse risco térmico e fosse imunizado de Reações Álcali-Agregado (RAA), por causa do tipo de solo onde o complexo comercial foi construído.





Entrevistado
Reportagem com base na palestra do engenheiro civil Sergio Botassi dos Santos, no Instituto de Engenharia

Contato
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Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330