Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Moradores se unem para construir ponte de madeira com crowdfunding

Moradores se unem para construir ponte de madeira com crowdfunding

Portal Hypeness - 03 de julho de 2014 1051 Visualizações
 Moradores se unem para construir ponte de madeira com crowdfunding
As cidades que se desenvolveram na década de 90 com grandes prédios e rodovias podem estar deixando de lado o que talvez seja o mais importante: espaços comunitários. Em Roterdã, na Holanda, isso foi solucionado de uma forma ainda mais comunitária: por meio do crowdfunding.
A ideia era ligar o norte da cidade ao centro, área que precisava de revitalização após ficar “esquecida” devido a rodovias de alto tráfego que foram criadas na região. O problema era que a construção de uma ponte no local, o que favoreceria a circulação de pessoas, só poderia ser bancada pelo município em cerca de 30 anos.
Foi então que os cidadãos de Roterdã decidiram se unir e, em parceria com a ZUS (Zones Urbaines Sensibles) e a International Architecture Biennale Rotterdam (IABR), deram início à Luchtsingel, uma ponte colaborativa que se tornou exemplo para o mundo inteiro.
No projeto, 17 mil tábuas compõe a ponte, que tem 390 metros de comprimento. Para conseguir fundos suficientes, cada tábua poderia ser “comprada” por 25 euros (cerca de 75 reais) via internet, no projeto de crowdfunding, e traria marcado nela o nome do doador. Foi então, com a colaboração dos cidadãos, que a cidade de Rotterdam não só adiantou em 30 anos um projeto essencial para o bem-estar da cidade como provou que o crowdfunding é, sim, capaz de dar suporte a iniciativas incríveis como esta. Em três meses, o projeto conseguiu arrecadar aproximadamente 100 mil euros, mostrando que os moradores realmente queriam essa ponte. Além disso, a ponte renovou os ares de uma região que costumava ser esquecida, trazendo novas empresas, negócios e pessoas de todos os tipos.
Nós do Hypeness fomos convidados pela Holland Alliance, composta por quatro empresas: Netherlands Board of Tourism & Conventions, KLM Royal Dutch Airlines, Aeroporto Schiphol de Amsterdã e Amsterdam Marketing, para conhecer as maravilhas do design e da arte na Holanda, e tivemos a chance de ver essa fantástica ponte de perto.