Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias O primeiro sistema solar integrado do mundo que gera eletricidade e calor

O primeiro sistema solar integrado do mundo que gera eletricidade e calor

Engenharia É - 10 de julho de 2014 1208 Visualizações
 O primeiro sistema solar integrado do mundo que gera eletricidade e calor
Os subúrbios de Sydney, Austrália, uma simples casa pode estar perto de entrar para a história da indústria da energia solar, ao ser instalado o primeiro sistema solar integrado, que gera eletricidade e calor. O dispositivo, colocado no telhado da casa, combina vários painéis solares ultrafinos com um sistema de ductos de energia solar térmica, que aquecem e arrefecem o ar do interior da casa.
As camadas superiores produzem eletricidade a partir do sol, tal como se de um painel fotovoltaico normal se tratasse, ao passo que o calor que fica armazenado entre as camadas dos painéis é distribuído pela casa.
O novo sistema solar integrado foi desenvolvido pela Bluescope, uma empresa metalúrgica. O desenvolvimento e produção da nova tecnologia foram feitos com a ajuda de fundos governamentais, nomeadamente da Australian Renewable Energy Agency. “Estas primeiras instalações são um importante passo para que a tecnologia possa ser comercializada e competir com os painéis fotovoltaicos convencionais”, afirma Ivo Frischknecht, presidente-executivo da entidade governamental, cita o Inhabitat.
Este sistema solar integrado pode eventualmente reduzir os custos de energia e de instalação, melhorar a eficiência energética do edifício e reduzir os picos de procura na rede eléctrica.