Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Fábrica de aço verde vai mobilizar investimento de 2,5 milhões e criar 10 mil empregos
Internacional II

Fábrica de aço verde vai mobilizar investimento de 2,5 milhões e criar 10 mil empregos

executivedigest.sapo.pt - 26 de fevereiro de 2021 992 Visualizações
Fábrica de aço verde vai mobilizar investimento de 2,5 milhões e criar 10 mil empregos

Por Filipa Almeida


Vai nascer em Boden-Luleå, na Suécia, a primeira fábrica de aço em larga escala e sem combustíveis fósseis de todo o Mundo. Desenvolvida pela H2 Green Steel, iniciativa industrial apoiada pela EIT InnoEnergy, a fábrica tem como meta produzir cinco milhões de toneladas de aço verde a partir de 2030.

O projecto envolve investimentos de 2,5 milhões de euros e a criação de 10 mil postos de trabalho directos e indirectos. A produção deve ter início em 2024 e coloca o foco no hidrogénio verde, uma alternativa mais amiga do ambiente – tendo em conta que o aço é responsável por 8% das emissões globais de dióxido de carbono anualmente.

Segundo Diego Pavia, CEO da EIT InnoEnergy, a iniciativa H2 Green Steel tem a escala, mas também a ambição e o modelo de negócio necessários para ser um dos principais destaques da transformação de indústrias com grande intensidade energética a nível europeu. «Este caso, que é replicável, é fundamental para cumprir as promessas europeias de neutralidade climática», aponta ainda o responsável.


A escolha da região sueca de Norrbotten para o empreendimento é justificada com as condições favoráveis à produção de aço sem combustíveis fósseis. Aqui, é possível ter acesso rápido a energia a preços mais baixos a partir de fontes renováveis, além de minério de ferro de alta qualidade. O porto marítimo e o expertise em metalurgia e produção de aço também são pontos a favor desta localização.

A nova fábrica é descrita em comunicado como o primeiro projecto emblemático do Centro Europeu de Aceleração do Hidrogénio Verde (EGHAC), liderado pela EIT InnoEnergy com o apoio da Breakthrough Energy. Trata-se de um centro criado para impulsionar as cadeias de valor industrial e a inovação tecnológica limpa: Até 2025, pretende desenvolver uma economia anual de hidrogénio verde de 100 mil milhões de euros.