Eficiência em processos faz a diferença em transportes e logística no setor de agronegócio
Para garantir eficiência na logística de grãos, a TW Transportes e Logística apostou em modernos equipamentos de gerenciamento de riscos e na qualificação da equipe. Com um índice de eficiência de 95% em todas as suas operações e na pontualidade das entregas, a empresa gaúcha conquistou clientes como a Monsanto. O agronegócio é um dos setores de maior relevância da economia brasileira. Responsável por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e por cerca de 80% do saldo da balança comercial, que avança cada ano mais e conquista mercados em todas as regiões.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil deve fechar o ano de 2014 com uma produção de 193,9 milhões de toneladas. Em relação à safra do ano passado, representa um crescimento de 3%. No entanto, mesmo com os recordes de produção registrados nos últimos anos, o País perde a competitividade no momento de estocar ou escoar a produção. Tanto que, recentemente, perdeu 20 posições no ranking mundial de logística do Banco Mundial, índice que avalia vários fatores como a qualidade da infraestrutura de transportes, serviços e eficiência do processo de liberação nas alfândegas, rastreamento de cargas, cumprimento dos prazos das entregas e facilidade de encontrar fretes com preços competitivos.
De olho nessas estatísticas, a TW Transportes e Logística, empresa gaúcha de armazenagem e transportes nos segmentos de fracionados leves, pesados e químicos, investiu fortemente em tecnologia e processos para reduzir significativamente as perdas. Resultado: o índice de eficiência em todas as operações e na pontualidade das entregas, hoje, é de 95%. A companhia apostou em modernos equipamentos de gerenciamento de riscos, que garantem o rastreamento de toda a frota, e na qualificação da equipe. Além disso, todos os ambientes de armazenamento são monitorados 24 horas por coletores de temperatura e umidade, garantindo a integridade e a qualidade dos produtos. Os investimentos foram tantos que a empresa, localizada no Sul do País, tornou-se referência no mercado brasileiro. Com mais de 15 mil clientes atendidos mensalmente nos segmentos químicos, de pacotes fracionados (leve e pesado), defensivos agrícolas e celulose, entre outros, a TW movimenta 100 mil toneladas, em média, por mês.
O cuidado e a atenção em todas as etapas do processo de transporte e logística chamou a atenção da multinacional Monsanto, que optou por contratar os serviços da TW Transportes e Logística. “A empresa buscava fornecedores que tivessem respaldo e competência no Sul do País, com estruturas sólidas e equipes experientes, que contribuíssem para o desenvolvimento da imagem da empresa. Além de expertise no segmento de agronegócio, que foi um dos principais fatores para a escolha”, explica Johnny Ivanyi, gerente de Logística da Monsanto no Brasil.
Cliente da TW desde 2009, a Monsanto no Brasil está presente há 50 anos no País. É uma empresa focada em agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais e melhorar a vida. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisas e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com os produtores, para ampliar o acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao País, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.700 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.
Para a Monsanto, a TW Transportes e Logística presta serviços de armazenagem, movimentação dos materiais no segmento de sementes, descarga, repaletização, separação, carregamento, amostragem de sementes, reensaque, gestão de avarias e resíduos e descartes de sementes. Além de executar as atividades operacionais, a empresa busca constantemente estar alinhada à política e expectativas da empresa. “No último ano, diversas melhorias referentes à segurança do trabalho foram realizadas para garantir que as equipes tivessem um ambiente ainda melhor”, explica Johnny.
Processos complexos
Outro fator de grande importância para a Monsanto é a qualidade dos serviços prestados e a transparência com que são tratadas as oportunidades de melhoria na TW. Para se ter uma ideia, o índice de acuracidade (controles de recebimento, conferência, armazenamento, produção e expedição de mercadoria do estoque) é de 99,99%. “Exigimos um alto nível de qualidade nos serviços contratados e a empresa vem atingindo as metas estipuladas ano após ano. A TW também é responsável por todas as operações de armazenagem dos estoques do governo do Rio Grande do Sul, um importante parceiro comercial da Monsanto, que é altamente exigente e possui um processo complexo e em constante mudança”, afirma o executivo.
A TW Transportes e Logística emprega 1.500 funcionários diretos e possui 58 unidades operacionais, a maior parte nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Curitiba, São Paulo, Osasco e Paulínia. Possui mais de 500 veículos de todos os tamanhos, para atender a mais de 750 cidades. “Estamos sempre preparados para atender nossos clientes e pensando cada vez mais na melhoria dos nossos serviços. Investimos cerca de R$ 20 milhões na frota e em novos terminais para garantir a eficiência nas coletas e entregas de produtos, e ainda começaremos um projeto de internacionalização para conquistar novos mercados. Também iremos automatizar, integralmente, nos próximos seis meses, as nossas operações”, afirma Alexandre Schmitiz, CEO da TW Transporte e Logística.