Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Estratégia e planejamento na definição de um negócio

Estratégia e planejamento na definição de um negócio

- 29 de julho de 2014 1231 Visualizações
 Estratégia e planejamento na definição de um negócio
 A estratégia, no mundo empresarial, é o conjunto de objetivos, metas, políticas e planos que deve ser estabelecido ao se definir o tipo de negócio ao qual uma empresa vai se dedicar.
A análise estratégica precisa ter objetividade, racionalidade e subjetividade, de tal forma que se possa definir o negócio, evitando fantasias e consolidando as bases concretas de cada alternativa.
As estratégias devem ser definidas em função da situação em que se encontra a empresa, o meio ambiente em que atua e o conjunto de fatores que determinam tomadas de posições.
Por outro lado, selecionar projetos para uma empresa é uma função importante que depende das exigências necessárias para que se agreguem valores à organização. Esses projetos podem ser internos (investimentos aplicados diretamente na empresa) ou externos (investimentos aplicados na obtenção de novos produtos, que aumentam as receitas da empresa).
Os projetos são empreendimentos únicos que sempre envolvem certo grau de incerteza e risco. Cada fase ou estágio de evolução deve compreender contextos bem definidos, para facilitar o seu gerenciamento e estabelecer vínculos bem claros com as partes envolvidas no projeto, internas e externas da empresa.