Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Dubai pretende criar cidade sob vidro e com ar condicionado

Dubai pretende criar cidade sob vidro e com ar condicionado

Portal Engenharia é - 29 de julho de 2014 5160 Visualizações
 Dubai pretende criar cidade sob vidro e com ar condicionado
De fato, Dubai é uma das cidades mais incríveis do mundo, principalmente quando se trata de construção civil. Esta cidade que fica nos Emirados Árabes Unidos sempre nos surpreende, e desta vez não seria diferente.
O plano do Sheikh Mohammed (primeiro-ministro e vice-presidente dos EAU e governador de Dubai) é levar a engenharia a outro nível, avançada a ponto de construir a primeira “cidade” com clima controlado do mundo.
O espaço, que parece uma verdadeira cidade, será completamente envolto de vidro. O espaço de 4,5 km² será resfriado com ar condicionado, por conta do verão com temperaturas de 40ºC. E durante o inverno, o espaço será aberto para que possa haver ventilação de ar.
O plano é chamado de “Shopping do Mundo” (Mall of the World, em inglês), e será um complexo com ruas inspiradas em cidades como Nova York e Londres. O espaço terá: parque interno, um shopping, cem hotéis e centros de entretenimento para 15 mil pessoas. A expectativa é que o complexo receba 180 milhões de visitantes por ano. Ao todo, serão 7 km de ruas pelas quais as pessoas poderão andar, todas cobertas e climatizadas.
“O turismo é uma das chaves da nossa economia e nós queremos fazer dos Emirados Árabes Unidos um destino atraente durante o ano todo”, afirmou em um comunicado o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Os custos e data de conclusão do projeto não foram divulgadas.
Contudo, apesar de parecer um projeto revolucionário, ele vai contra os problemas climáticos que afetam a humanidade. Uma vez que o espaço tem efeito de ar condicionado, ele parece estar “passando por cima” do aquecimento global.
(Fonte: Exame)