Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ministério das Cidades recebe representantes da área de construção civil do Japão

Ministério das Cidades recebe representantes da área de construção civil do Japão

por Portal Brasil - 07 de agosto de 2014 1493 Visualizações
 Ministério das Cidades recebe representantes da área de construção civil do Japão
Uma delegação composta por dezesseis representantes da área de construção civil japonesa participou de reunião no Ministério das Cidades, na semana passada. O encontro serviu para trocar experiências entre os dois países sobre obras e projetos nos setores da construção civil e naval, infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação, com foco na mobilidade urbana, habitação e saneamento ambiental. 

O Ministério das Cidades tem ações de cooperação técnica com o Japão para o fortalecimento da estratégia nacional de gestão integrada de riscos de desastres naturais. O objetivo desse trabalho é aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608, de 2012, que tratará do tema de desastres naturais de forma integral.

A ideia da parceria é mostrar como fazer o planejamento urbano levando em consideração a questão de riscos e desastres naturais com uma metodologia científica e avançada utilizada no Japão. “Trouxemos os presidentes das principais construtoras japonesas com vasta experiência na área de construção e prevenção de desastres. Apostamos nessa tecnologia para o desenvolvimento do Brasil”, disse o presidente da Shimizu Corporation, Yochi Miyamoto, na última sexta-feira (1º).

Relações internacionais
A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no Palácio do Planalto, em Brasília, para a cerimônia de assinatura de 9 acordos de cooperação internacional na última sexta-feira (1º). Os dois países firmaram parceria para facilitar investimentos de pequenas e médias empresas que, somados, devem aportar R$ 700 milhões para construção de oito cascos de navios de petróleo e projetos agrícolas.

Os acordos também incluiram cooperação na área ambiental e trocas de informações de ciências do mar, educação e saúde. Durante discurso, Dilma declarou que os dois países decidiram pela ampliação do número de estudantes no Japão pelo Ciência sem Fronteiras e para a ampliação da oferta de estágios para os bolsistas.

Fonte:
Ministério das Cidades