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TRANSPORTE

CPTM contrata estudos para qualificar atributos que promovem a Satisfação e a Imagem de seus serviços

Por Diário do Transporte, Alexandre Pelegi - 11 de setembro de 2022 336 Visualizações
CPTM contrata estudos para qualificar atributos que promovem a Satisfação e a Imagem de seus serviços

Foto: @Luizeenho/Reprodução Twitter

Oficina Engenheiros Consultores terá o objetivo de identificar as necessidades na mobilidade em decorrência das mudanças na sociedade, da influência da tecnologia, do surgimento de aplicativos e das transformações comportamentais causadas pela recente pandemia

Os deslocamentos diários de quem usa transporte coletivo para se mover na cidade não envolvem apenas a utilização dos meios de transporte, como ônibus, trem e metrô. Há algum tempo os especialistas em mobilidade identificaram que o trajeto engloba todo o ambiente urbano em que a pessoa se desloca.

Na Região Metropolitana de São Paulo, espaço de atuação da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a percepção do usuário sobre os serviços de transportes envolve, portanto, não somente a viagem que faz (e geralmente utiliza mais de um serviço), mas toda uma sequência de ações.

São ações que constituem uma espécie de “mapa da jornada do cliente”, que envolvem desde o trajeto entre a residência e o embarque no primeiro meio de transporte, até o trajeto entre a troca entre o primeiro e o segundo meios utilizados, o desembarque e o deslocamento até o destino final.

A CPTM está contratando a Oficina Engenheiros Consultores para realizar estudo que identifique e qualifique os atributos que promovem a satisfação e a imagem dos serviços que presta junto à sociedade.

No Termo de Referência dos serviços contratados, a CPTM escreve que vem buscando otimizar a relação com seus usuários. E lembra que em 2019 foi elaborada “A Jornada do Cliente CPTM”, considerada um importante marco na companhia, e cujo mapeamento apresenta uma visão sistêmica de como acontece o ciclo completo da utilização de um serviço ou produto oferecido pela Companhia.

A otimização das pesquisas de satisfação da CPTM, em um formato mais aderente à percepção dos clientes, promoveu melhores e mais consistentes resultados, os quais garantiram a proposição de ações com maior assertividade. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de estudos que identifiquem e qualifiquem os atributos que promovam a Satisfação e a Imagem”, diz o texto do Edital.

A Oficina terá 315 dias para montar estudo, que foi contratado por R$ 630 mil em 06 de setembro de 2022 após a empresa vencer um Pregão Eletrônico realizado no dia 15 de julho.

Dentre os vários elementos que o estudo final deverá abordar está a apreciação de Planos, Programas, Pesquisas e Estudos de mobilidade urbana no âmbito do Estado de São Paulo, passando pelo detalhamento específico da Região Metropolitana de São Paulo e Aglomerado Urbano de Jundiaí.

Neste detalhamento estão itens como o perfil dos deslocamentos, que envolve a análise dos tipos de deslocamento (pendular, não pendular ou triangular), considerando a frequência e o período: manhã, tarde ou noite; e o tempo de viagem, origem e destino das viagens, modal utilizado e motivo da viagem.

Em resumo, este extenso estudo deverá possibilitar à CPTM detectar com mais precisão não apenas as necessidades de seus clientes, como também qualifica sua imagem perante a sociedade em seu papel essencial de meio de transporte e serviços.

Em 2019, como mostrou o Diário do Transporte, a CPTM contratou por R$ 1,24 milhão a empresa NC Pinheiro para realização de pesquisas que caracterizassem “a demanda de passageiros, quantificando e qualificando os embarques, desembarques e transferências, identificando as preferências de trajetos das viagens, nos trens e serviços na Companhia, em dias úteis, sábados, domingos/feriados, por intervalos de tempo, durante o período operacional”.