A Siemens desenvolveu uma nova tecnologia de recarga para carros elétricos e passou a fornecer sistemas customizáveis de eletropostos no país. A empresa auxiliou no desenvolvimento de um projeto estratégico para uma das maiores empresas do segmento de geração, transmissão e comercialização de energia do país. Em um comunicado, a Siemens disse que “Como líder em automação industrial, software e infraestrutura, está ao lado de seus clientes que buscam impulsionar a transição dos seus negócios para um modelo mais sustentável, buscando menor dependência de combustíveis fósseis e menor pegada ambiental possível.” A Parceria estratégica nasceu da chamada 22 de P&D da Aneel para desenvolver um projeto de eletroposto para sistema de carregamento de carros elétricos em operação. A Solução contempla família de controladores de recarga SIMATIC e componentes elétricos.
Havia a necessidade de projetar estações de recarga elétrica para sua frota de veículos e caminhões em um projeto inovador de pesquisa e desenvolvimento. A proposição era a de um estudo para entender a viabilidade da troca da frota operativa de combustível fóssil para eletricidade. Dentre as diversas disciplinas do estudo, o impacto na redução da pegada de carbono, viabilidade financeira, eficiência do processo e a elaboração de um sistema próprio e customizado de carregamento rápido seriam fundamentais.
Daniel Guimarães, gerente de produto da Siemens, explicou que “Além dos eletropostos convencionais, a Siemens fornece controladores de recargadaniel programáveis para elaboração de sistemas de carregamento customizados, resolvendo desafios como flexibilidade, escala e conectividade. As incertezas do comportamento de consumo, a forma e a velocidade da implantação e a gestão em capilaridade destes eletropostos, são desafios superados quando se usa a tecnologia SIMATIC.” Segundo o EVvolumes.com, um dos maiores bancos de dados de informações sobre veículos elétricos, as vendas em 2021 cresceram 108% em relação a 2020, totalizando 6,75 milhões de unidades, incluindo veículos de passageiros, caminhões e veículos comerciais leves. Outro ponto desafiador foi o ineditismo do projeto, que demandava customização completa dos eletropostos. O cliente precisava plugar e carregar veículos sem necessidade de autenticação do usuário. Os veículos da frota rodam 100km por dia e precisavam estar preparados para rodar um pouco mais em situações emergenciais.