Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tatuzão sul da Linha 6-Laranja partirá neste sábado em direção à Água Branca
MOBILIDADE

Tatuzão sul da Linha 6-Laranja partirá neste sábado em direção à Água Branca

Por Metro CPTM, Ricardo Meier - 28 de novembro de 2022 311 Visualizações
Tatuzão sul da Linha 6-Laranja partirá neste sábado em direção à Água Branca

A Tuneladora Sul na estação Santa Marina (Reprodução)

Equipamento chegou à estação Santa Marina em 2 de novembro e reiniciará escavações após 24 dias parado

A Acciona já está pronta para reiniciar a escavações dos túneis da Linha 6-Laranja em direção à São Joaquim. O “Tatuzão Sul”, a imensa máquina de 109 metros de comprimento responsável por abrir as vias do ramal, foi posicionada no emboque sul da estação Santa Marina, onde havia chegado no dia 2 de novembro.

A previsão sobre a retomada dos trabalhos da tuneladora foi adiantada pelo governo do estado à TV Globo nesta quinta-feira, 24. Reportagem da emissora visitou o tatuzão em primeira mão enquanto outros veículos de imprensa, incluindo o MetrôCPTM, terão acesso ao local nesta sexta-feira, 25.

O TBM (Tunnel Bore Machine, ou máquina escavadora de túneis) completará amanhã 24 dias parado em Santa Marina. O tempo é necessário para que o equipamento seja revisado e arrastado até a posição na outra ponta da estação.

De lá ele partirá em direção à estação Água Branca, um percurso de cerca de 700 metros. No caminho haverá uma breve passagem pelo VSE Sara de Souza.

A meta da Acciona é que o tatuzão escave em média 12 metros por dia, o que faria com que ele atingisse Água Branca por volta do final de janeiro de 2023.

Poço principal da estação Água Branca e o túnel (parte superior) por onde o tatuzão chegará (iTechdrones)