Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Digitalização como parte essencial da inovação é tema de painel do SETG23, na Poli/USP, que tem participação da Pöyry
INOVAÇÃO

Digitalização como parte essencial da inovação é tema de painel do SETG23, na Poli/USP, que tem participação da Pöyry

Assessoria de Imprensa - 19 de dezembro de 2022 237 Visualizações
Digitalização como parte essencial da inovação é tema de painel do SETG23, na Poli/USP, que tem participação da Pöyry

As soluções inteligentes e de digitalização nunca tiveram um papel tão relevante quanto hoje para as indústrias de manufatura, de infraestrutura e de energia. No cenário global de mudanças, elas tornaram-se importantes aliadas para melhorar a competitividade, a gestão energética, e também para promover o uso mais eficiente dos recursos naturais. A chegada das redes 5G de alta velocidade é um fator que deve impulsionar e potencializar os projetos de adoção dessas tecnologias, mas é importante que a implantação da infraestrutura de digitalização seja pensada desde as etapas iniciais dos projetos greeenfield.

Esta é a visão que Flávio Maeda, Head para Serviços de Digitalização (Smart Site) e Transformação Digital da Pöyry na América Latina, apresentará no SETG23 -- Seminário de Engenharia e Tecnologia para Greenfields, evento que discutirá o impacto do 5G na criação dos smart greenfields. Ele participará do painel “O Elemento Essencial da Inovação no Greenfield -- Importância da revisão das práticas de projeto para preparar os epecistas e end-users para realizar projetos de Smart Greenfields”.

Coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Mario Dias, o seminário é organizado pela GAESI -- Gestão em Automação e Tecnologia da Informação, do Departamento de Engenharia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

“Os projetos industriais avançam rapidamente na adoção de soluções digitais, agora potencializados pelo 5G, mas deve se pensar na implantação do Smart Site desde a fase de engenharia de um projeto greenfield”, destaca Maeda. Ele explica que o Smart Site da Pöyry compreende um conjunto de serviços e soluções integradas de digitalização capazes de aumentar a eficiência operacional, melhorar o aproveitamento de ativos, otimizar a manutenção de equipamentos, aumentar a segurança e a qualidade das operações, além de contribuir para o uso racional dos recursos e o desenvolvimento sustentável.

“Temos impulsionado a jornada de nossos clientes rumo à digitalização e à indústria 4.0 desde as fases iniciais de Engenharia Conceitual e Básica dos grandes projetos greenfield, reduzindo, assim, os custos de integração e implantação das novas tecnologias como o 5G”, destaca o Head para os Serviços de Digitalização (Smart Site) e Transformação Digital da Pöyry para América Latina. “Se o desenho da arquitetura digital é postergado para a fase de operação, os custos se tornam muito maiores e seus benefícios são limitados.”

O SETG23 -- Seminário de Engenharia e Tecnologia para Greenfields discutirá o papel da digitalização nos novos projetos de engenharia industrial, proporcionada pela Internet Industrial das Coisas (IIoT) e acelerada pelo 5G. O painel do qual a Pöyry participa terá moderação do Prof. Dr. Élcio Brito, e participação também de representantes da GM, da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), da RVC e da People & Strategy.

O evento, presencial e gratuito, será realizado no dia 9 de fevereiro, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi - Prédio de Administração da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), a partir das 13h.

Serviço

SETG23 - Seminário de Engenharia e Tecnologia para Greenfields

Painel “O Elemento Essencial da Inovação no Greenfield -- Importância da revisão das práticas de projeto para preparar os epecistas e end-users para realizar projetos de Smart Greenfields”
Flávio Maeda, head de Digitalização e Serviços Digitais da Pöyry para América Latina

9 de fevereiro -- a partir das 13h

USP - Universidade de São Paulo

Prédio de Administração da Escola Politécnica - Auditório Prof. Francisco Romeu LandiAv. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº. 380 -- Cidade Universitária -- São Paulo - SP

Informações: SETG23