Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Interlog Summit será um dos destaques de conteúdo da Intermodal 2023
EVENTO

Interlog Summit será um dos destaques de conteúdo da Intermodal 2023

Por Luis Orsolon, - 16 de janeiro de 2023 333 Visualizações
Interlog Summit será um dos destaques de conteúdo da Intermodal 2023

O faturamento do varejo brasileiro com as vendas de Natal deve ter um crescimento real, esse ano, de 1,2%, o primeiro desde o início da pandemia, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio). O resultado, entretanto, é inferior aos níveis de 2019.

O impacto da tímida dilatação das vendas nas cadeias de suprimentos e distribuição acabou comprometido pelos efeitos da crescente inflação, além do aumento da inadimplência e de créditos acima da média disponíveis ao mercado.

Como explica a diretora-executiva da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), Marcella Cunha, “a aposta vinha sendo com a promoção da Black Friday, porém as expectativas, neste ano, também não foram superadas. Grande parte da sociedade brasileira precisa se recuperar de endividamentos ou superar o orçamento familiar enxuto para então resgatar o apetite para as compras de final de ano”, disse.

O presidente da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística), Pedro Moreira, avalia que a pressão dos custos operacionais acabou comprometendo melhores resultados obtidos no ano.

“Foi um ano de muita expectativa considerando as mudanças no horizonte político e as instabilidades no cenário internacional. Mas, as empresas do setor apostam em um processo de retomada do crescimento agora que o cenário político está definido”, aponta.

“Estamos conversando com a equipe de transição para corrigir o fato de o Brasil ter vocação multimodal, mas não ter multimodalidade. É preciso investir e torcer para que o novo governo mantenha-se aberto para a inovação e modernidade”, completa.

E-COMMERCE

Uma das estratégias do varejo para aquecer o mercado é investir no e-commerce e oferecer aos consumidores novas opções de consumo.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas do e-commerce brasileiro devem atingir cerca de R$ 17,3 bilhões no Natal deste ano, alta de 3,82% em relação ao mesmo período de 2021.

Atentos ao comportamento do mercado, as empresas do setor de logística também investem em tecnologia e inovação para fazer frente aos desafios impostos pelo e-commerce: múltiplos canais de distribuição, lead times customizados, last mile, logística reversa, entre outras demandas.

Entre os operadores logísticos, a aposta é na tecnologia para atender a demanda de entrega, que promete trazer mais inovação, eficiência, agilidade e produtividade em todo o processo.

O foco está nos investimentos em sistemas de distribuição, armazenagem e novos modelos operacionais.

“O resultado é o aumento da competitividade e um segmento mais dinâmico, em que o provedor de logística torna-se mais do que uma transportadora ou armazenadora, disponibilizando mecanismos para melhorar os processos internos, o atendimento ao cliente, a cobrança e até as iniciativas de marketing”, aponta Marcella Cunha.

Os desafios de manter a eficiência da cadeia de distribuição no cenário do e-commerce e o futuro da infraestrutura logística no país serão temas de debate do Interlog Summit.

O evento de conteúdo acontece durante a 27ª edição da Intermodal South America, entre 28 de fevereiro e 2 de março de 2023, no São Paulo Expo.

O Interlog Summit contará com duas programações simultâneas: a tradicional Conferência Nacional de Logística (CNL), uma realização da Abralog (Associação Brasileira de Logística), e a primeira edição do Congresso Intermodal South America, novidade que fomentará discussões do setor de transporte internacional.

Serviço:

Data: De 28 de fevereiro a 2 de março de 2023.

Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP