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Licitação do Trem Intercidades até Campinas deve sair até o final de março, diz governo

Ricardo Meier, Metrô CPTM - 02 de fevereiro de 2023 1193 Visualizações
Licitação do Trem Intercidades até Campinas deve sair até o final de março, diz governo

Trem regional de dois andares (Pixabay)

Segundo secretário de Parcerias em Investimentos, governo Tarcísio de Freitas também irá contratar estudos para trens regionais para São José dos Campos, Sorocaba e Santos

Alvo de inúmeras promessas, o edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte) deve ser publicado até 31 de março, previu Rafael Benini, secretário de Parceria em Investimentos, nova pasta criada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A concessão que englobará três serviços (além do TIC, também o Trem Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi) é estudada desde pelo menos a gestão de Geraldo Alckmin (hoje vice-presidente no governo de Lula).

Durante a gestão de João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia, o projeto foi várias vezes anunciado, mas a licitação acabou não ocorrendo até o final do ano passado.

Entre os impeditivos estão diversos acordos que dependem do governo federal, na época sob responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do qual Tarcísio foi Ministro da Infraestrutura.

Dois pontos cruciais foram vencidos, a renovação das concessões de carga pela Rumo (Jundiaí-Campinas) e MRS (Jundiaí-Santos), mas há outros aspectos jurídicos que precisam ser alinhados para que seja possível determinar a responsabilidade por cada parte do projeto. As vias, por exemplo, estão nas mãos da concessionárias de cargas, que farão parte das obras de segregação.

De acordo com Benini, o atual governo está “fazendo os últimos ajustes, vendo a disponiblidade orçamentária”, disse durante entrevista ao canal da Assembléia Legislativa no Youtube.


Os quatro eixos de trens regionais estudados pelo governo (STM)

Novos trens regionais
O projeto terá um investimento de cerca de R$ 10 bilhões e deve ter o leilão realizado no segundo semestre, segundo o secretário, que é responsável por buscar parceiros privados com potencial de interesse na concessão.

Benini também revelou que os estudos para os leilões dos trens regionais entre a capital paulista e São José dos Campos, Sorocaba e Santos. O secretário também citou as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade nesses pacotes, o que significaria o fim da CPTM após as concessões. Apesar disso, ele também incluiu a futura da Linha 14-Ônix, entre Santo André e Guarulhos, entre os projetos analisados.

A previsão é que o serviço Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, e o Trem Intercidades, comecem a funcionar dentro de 4 e 7 anos, respectivamente.