Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias FIEMG forma Comitê de ESG para aprimorar as políticas de gestão sustentável na federação
SUSTENTABILIDADE

FIEMG forma Comitê de ESG para aprimorar as políticas de gestão sustentável na federação

Assessoria de Imprensa - 06 de fevereiro de 2023 214 Visualizações
FIEMG forma Comitê de ESG para aprimorar as políticas de gestão sustentável na federação

Conselho é formado por especialistas externos e técnicos da FIEMG

Atenta ao movimento que acompanha as práticas do ESG (responsabilidade social, meio ambiente e governança), a FIEMG está cada vez mais em busca do aperfeiçoamento de ações inerentes ao tema, que também deve ser progressivamente inserido no cotidiano das indústrias.

A Federação já oferece uma série de soluções para ajudar as empresas a alcançar uma gestão sustentável e se tornar mais competitiva. O intuito agora é contar com um instrumento de ESG formado por representantes da comunidade industrial, com o objetivo de direcionar e monitorar as ações da FIEMG relacionadas à Sociedade, Meio Ambiente e Governança, segundo secretário do Comitê, Paulo Soares Ribeiro de Oliveira. Ela salienta ainda que os trabalhos são coordenados pelo grupo de trabalho de ESG, formado por funcionários de várias áreas da FIEMG, que se reporta ao Comitê.

“Os membros do Comitê, de perfil variados e oriundos de diversas áreas da indústria, contribuem com sua experiência diversificada, garantindo que as atividades de ESG da FIEMG tenham sempre um foco estratégico e maximizando seu impacto positivo na indústria e na sociedade em geral, além de se comunicar com a presidência da FIEMG, mantendo o compromisso da alta direção na organização com as metas estabelecidas”, explica o secretário do Comitê.

O Comitê de ESG tem como membros Iara Abade, Patrícia Vinte, Mário Morais Marques, Fernando Caram Patrus e Bruno Melo na qualidade e Paulo Soares Ribeiro. Já o grupo técnico é formado por Aline Faria Santos Rabelo de Azevedo (Governança), Luciene Araújo (Responsabilidade Social), João Vitor Souza (Meio Ambiente), Rafael Gouveia (Planejamento Estratégico) e Guilherme Albuquerque (Comunicação).

Conforme ainda o secretário do comitê, a participação ativa dos membros representa as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de organizações, que no relacionamento positivo, equilibram com todos os seus stakeholders um eixo estratégico de sua atuação. “A FIEMG tem um vasto acervo de iniciativas sociais, ambientais e de governança e atua efetivamente junto à indústria na difusão de técnicas e conhecimentos nestas áreas. Com a estruturação do nosso Programa de ESG e a nomeação do respectivo Comitê, pelo Presidente Flávio Roscoe, estão criadas as condições para que estas ações, tão relevantes para a sociedade, sejam ampliadas e transformadas em exemplo para todo o setor industrial de Minas Gerais, contribuindo para que o desenvolvimento econômico e social caminhe sempre da forma mais equilibrada e sustentável para todos”, finaliza Paulo Soares.