Parceria entre a consultoria CELA e a francesa Helexia para uso da plataforma Re.value traz mais segurança e previsibilidade nos investimentos de R$ 500 milhões anunciados pela multinacional no País
O uso cada vez mais frequente de plataformas digitais de análise financeira no setor de energia solar no Brasil tem viabilizado a ampliação de investimentos em usinas fotovoltaicas para geração compartilhada e autoconsumo remoto, com mais segurança e previsibilidade para investidores e consumidores empresariais.
A parceria entre a consultoria CELA (Clean Energy Latin America) e a francesa Helexia, que atua com projetos de energia solar distribuída no modelo de assinatura (geração compartilhada), de projetos próprios para empresas (autoconsumo remoto), e soluções de eficiência energética, é um dos grandes exemplos bem-sucedidos na área, já que a plataforma tem sido utilizada, de forma perene, na tomada de decisão de novos aportes em usinas fotovoltaicas da multinacional no País.
Com o apoio do Re.value, software desenvolvido pela CELA de avaliação de viabilidade financeira e de tomada de decisão de investimento em projetos de geração distribuída, a Helexia tem ampliado a competitividade dos seus projetos no Brasil e anunciou recentemente um investimento da ordem de R$ 500 milhões em novos complexos fotovoltaicos para atender clientes de médio e grande porte que possuem políticas de ESG e que buscam por mais sustentabilidade e competitividade nas operações.
Uma das estratégias com o software, utilizado há cerca de três anos na companhia, é automatizar o modelo de análise de viabilidade financeira de projetos de geração solar distribuída. A cada mudança de tarifa das 115 distribuidoras do País ou alteração regulatória, por exemplo, o Re.value é atualizado pela equipe de especialistas da CELA, garantindo que a Helexia e outros usuários tenham segurança sobre as ofertas aos seus clientes e garantindo projetos sustentáveis em longo prazo.
“O software é também usado pela área comercial da Helexia, para responder às solicitações de clientes e ajudá-los a determinar o modelo de negócios mais adequado às suas necessidades de energia. Posteriormente, a plataforma se tornou uma ferramenta chave na estratégia da companhia, permitindo que a empresa se antecipasse às demandas dos clientes com um portfólio de projetos em diversas regiões do País”, comenta Bruno Vieira, diretor comercial da Helexia.
“A ferramenta traz análises detalhadas e atualizadas a partir do cruzamento de informações sobre projetos de geração solar distribuída, tarifas de energia em todo o território brasileiro, normas regulatórias, índices macroeconômicos, impostos e até linhas de financiamento. Tais funções se refletem em um índice muito maior de acerto na análise da viabilidade de projetos e todas suas nuances”, explica Camila Ramos, diretora-geral da CELA.
Desenvolvida com tecnologia 100% nacional, a ferramenta de viabilidade financeira atende companhias que atuam com energia fotovoltaica, novos entrantes no setor, investidores, geradores, bancos e fabricantes de equipamentos, entre outros.