Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Software de análise financeira amplia investimentos em novas usinas solares no Brasil
TECNOLOGIA

Software de análise financeira amplia investimentos em novas usinas solares no Brasil

Assessoria de Imprensa - 10 de fevereiro de 2023 266 Visualizações
Software de análise financeira amplia investimentos em novas usinas solares no Brasil

Parceria entre a consultoria CELA e a francesa Helexia para uso da plataforma Re.value traz mais segurança e previsibilidade nos investimentos de R$ 500 milhões anunciados pela multinacional no País

O uso cada vez mais frequente de plataformas digitais de análise financeira no setor de energia solar no Brasil tem viabilizado a ampliação de investimentos em usinas fotovoltaicas para geração compartilhada e autoconsumo remoto, com mais segurança e previsibilidade para investidores e consumidores empresariais.

A parceria entre a consultoria CELA (Clean Energy Latin America) e a francesa Helexia, que atua com projetos de energia solar distribuída no modelo de assinatura (geração compartilhada), de projetos próprios para empresas (autoconsumo remoto), e soluções de eficiência energética, é um dos grandes exemplos bem-sucedidos na área, já que a plataforma tem sido utilizada, de forma perene, na tomada de decisão de novos aportes em usinas fotovoltaicas da multinacional no País.

Com o apoio do Re.value, software desenvolvido pela CELA de avaliação de viabilidade financeira e de tomada de decisão de investimento em projetos de geração distribuída, a Helexia tem ampliado a competitividade dos seus projetos no Brasil e anunciou recentemente um investimento da ordem de R$ 500 milhões em novos complexos fotovoltaicos para atender clientes de médio e grande porte que possuem políticas de ESG e que buscam por mais sustentabilidade e competitividade nas operações.

Uma das estratégias com o software, utilizado há cerca de três anos na companhia, é automatizar o modelo de análise de viabilidade financeira de projetos de geração solar distribuída. A cada mudança de tarifa das 115 distribuidoras do País ou alteração regulatória, por exemplo, o Re.value é atualizado pela equipe de especialistas da CELA, garantindo que a Helexia e outros usuários tenham segurança sobre as ofertas aos seus clientes e garantindo projetos sustentáveis em longo prazo.

“O software é também usado pela área comercial da Helexia, para responder às solicitações de clientes e ajudá-los a determinar o modelo de negócios mais adequado às suas necessidades de energia. Posteriormente, a plataforma se tornou uma ferramenta chave na estratégia da companhia, permitindo que a empresa se antecipasse às demandas dos clientes com um portfólio de projetos em diversas regiões do País”, comenta Bruno Vieira, diretor comercial da Helexia.

“A ferramenta traz análises detalhadas e atualizadas a partir do cruzamento de informações sobre projetos de geração solar distribuída, tarifas de energia em todo o território brasileiro, normas regulatórias, índices macroeconômicos, impostos e até linhas de financiamento. Tais funções se refletem em um índice muito maior de acerto na análise da viabilidade de projetos e todas suas nuances”, explica Camila Ramos, diretora-geral da CELA.

Desenvolvida com tecnologia 100% nacional, a ferramenta de viabilidade financeira atende companhias que atuam com energia fotovoltaica, novos entrantes no setor, investidores, geradores, bancos e fabricantes de equipamentos, entre outros.