Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Rotação do núcleo interno da Terra pode estar se invertendo
MEIO AMBIENTE

Rotação do núcleo interno da Terra pode estar se invertendo

Por Inovação Tecnológica - 10 de fevereiro de 2023 690 Visualizações
Rotação do núcleo interno da Terra pode estar se invertendo

Ainda há muita incerteza sobre as camadas e o calor do interior da Terra, que pode estar esfriando mais rápido do que se pensava.
[Imagem: Wikimedia Commons/Kelvinsong]

Núcleo interno da Terra

A rotação do núcleo interno da Terra pode ter chegado a um momento de parada no passado recente e pode estar se invertendo.

O modelo mais aceito pelos cientistas propõe que o núcleo interno da Terra é sólido, embora alguns defendam que o núcleo seja um "sólido meio mole" e outros que o núcleo interno pode não ser totalmente sólido.

De qualquer forma, ele é separado do resto da Terra sólida pelo núcleo externo, que é líquido, o que permite que o núcleo interno gire de maneira diferente da rotação da própria Terra.

A rotação do núcleo interno é impulsionada pelo campo magnético gerado no núcleo externo e equilibrada pelos efeitos gravitacionais do manto. Saber como o núcleo interno gira pode trazer informações como essas camadas interagem.

No entanto, a velocidade dessa rotação, e se ela varia, é uma questão em aberto. Em meados do ano passado, dois geólogos propuseram que o núcleo interno da Terra oscila, invertendo a rotação a cada seis anos.

Agora, Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, na China, valeram-se do mesmo tipo de dados, mas chegaram a uma conclusão diferente: A oscilação do núcleo interno da Terra seguiria uma oscilação periódica com duração de várias décadas, que teria tido um ponto de inflexão nos anos 1970. E agora isto parecendo estar acontecendo de novo.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram a diferença na forma de onda e no tempo de viagem das ondas sísmicas de terremotos quase idênticos que passaram pelo núcleo interno da Terra em caminhos semelhantes desde a década de 1960.

Eles descobriram que, desde cerca de 2009, os caminhos que anteriormente mostravam variação temporal significativa apresentam pouca mudança, sugerindo que a rotação do núcleo interno estaria parando. Se os dados estiverem corretos, o núcleo interno da Terra teria um ciclo de oscilação de cerca de 70 anos, com uma inversão nos anos 1970 e outra pouco mais de 35 anos depois, propõe a dupla.

E essa variação bate com mudanças nas observações geofísicas da superfície da Terra, como o campo magnético e a duração do dia, segundo os dois geólogos.