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Os 10 projetos de construção ferroviária mais caros em 2022

Por Peter Nilson, da Railway Technology - 10 de fevereiro de 2023 1762 Visualizações
Os 10 projetos de construção ferroviária mais caros em 2022

248 projetos de construção ferroviária foram iniciados em 2022, a um custo combinado de mais de US$ 500 bilhões

De acordo com o banco de dados de projetos da GlobalData, esse valor representa uma pequena queda em comparação com o número de projetos de construção ferroviária iniciados em 2021 (276) com investimentos na ordem de US$ 579,2 bilhões.

Sem surpresa, a Ásia domina a lista de projetos, com a China se destacando com 50 projetos no total no ano passado – 19,9% do total global.

O tipo mais comum de projeto inaugurado no ano passado foram os projetos de metrô, metrô leve e transporte rápido, quase um terço de todos os projetos, custando um total de mais de US$ 130,1 bilhões.

Dos 10 projetos de construção ferroviária mais caros de 2021, cinco estão localizados na Ásia – mostrando a tendência do continente por megaprojetos. Metade dos dez projetos de construção ferroviária mais caros em 2022 envolve ferrovias de alta velocidade.

Então, aqui estão os 10 projetos de construção ferroviária mais caros, de acordo com o banco de dados de projetos de construção da GlobalData, em 2022.

10. Ferrovia de alta velocidade Xiong'an-Xinzhou, China: US$ 8,8 bilhões (CNY57,2 bilhões)
A Xiongan High-Speed Railway Company está construindo uma linha ferroviária de alta velocidade de Xiong'an até Xinzhou, na China.

O projeto visa construir uma ferrovia de alta velocidade para proporcionar um tráfego suave e rápido, reduzindo o tempo de viagem entre as duas cidades.

O projeto envolve a construção de uma linha férrea de alta velocidade de 342 km com uma velocidade projetada de 350 km/h, 12 estações, pontes, túneis, salas de controle e vagas de estacionamento, a instalação de equipamentos elétricos, sistemas de iluminação e sistemas de segurança e a colocação de trilhos.

O projeto será desenvolvido em duas seções. A seção de Hebei tem 227,80 km e a seção de Shanxi tem 114,7 km.

A conclusão das obras está prevista para abril de 2027, após o início das obras em outubro de 2022.

9. Grande Linha Ferroviária Cairo-Assuã, Egito: US$ 9 bilhões (EGP272,6 bilhões)
A Autoridade Nacional para Túneis no Egito está desenvolvendo uma linha eletrificada da região do Grande Cairo, da Cidade 6 de Outubro, ao longo do rio Nilo até Aswan.

A extensão da linha de 850 km tem uma velocidade projetada de 250 km/h para trens de passageiros e 120 km/h para trens de carga. O projeto, também conhecido como “Linha Azul”, contempla 35 estações (9 expressas + 26 regionais).

O projeto consiste na construção de uma linha ferroviária eletrificada. Inclui a construção de estações ferroviárias, pontos de ligação, passagens, colocação de vias férreas e instalação de unidades de sinalização.

A GlobalData prevê que o projeto, que começou a ser construído no quarto trimestre de 2022, será concluído até o final de 2025.

8. Programa de Expansão Ferroviária Otimizada do Sul da Califórnia, EUA: US$ 10 bilhões
A Autoridade Ferroviária Regional do Sul da Califórnia (Metrolink) está supervisionando um programa de melhoria ferroviária na Califórnia, EUA.

O programa envolve os seguintes projetos:
• Pista dupla de Simi Valley
• Melhorias na velocidade do entroncamento de Burbank
• Melhorias na estação de Chatsworth
• Extensão do tapume Marengo
• Extensão do tapume El Monte
• Extensão do tapume do Rancho Cucamonga
• Extensão do tapume da serra

O projeto faz parte das Olimpíadas de Los Angeles 2028.

Em novembro de 2022, uma cerimônia de inauguração foi realizada no entroncamento de Burbank, marcando o início da construção do projeto geral. A construção de todo o programa está programada para ser concluída em 2028.



7. Singapore Cross Island MRT Line, Cingapura: US$ 10 bilhões (SGD 13,3 bilhões)
A Autoridade de Transporte Terrestre de Cingapura está realizando a construção de uma linha ferroviária de Aviation Park a Bright Hill como parte da Cross Island Mass Rapid Transit (MRT) Line em Cingapura.

O projeto envolve a construção de uma linha ferroviária subterrânea de 29 km do Aviation Park em Changi até Bright Hill em Bishan.

Inclui 12 novas estações: Bright Hill, Teck Ghee, Ang Mo Kio, Tavistock, Serangoon North, Hougang, Defu, Tampines North, Pasir Ris, Pasir Ris East, Loyang e Aviation Park; com estações de intercâmbio em Bright Hill, Ang Mo Kio, Hougang e Pasir Ris.

O projeto MRT inclui a construção de um novo depósito de 57 hectares em Changi East para fornecer pátios e instalações de manutenção para até 80 trens CRL, túneis, viadutos/estruturas elevadas, instalações de manutenção e armazenamento, vagas de estacionamento e colocação de trilhos ferroviários, a instalação de lâmpadas, marcadores de luz, sistemas de detecção automática de incidentes e equipamentos de segurança.

A construção do túnel será realizada usando uma Tunnel Boring Machine.

A construção começou em fevereiro de 2022. Depois de concluída em 2030, a linha MRT fornecerá melhor conectividade e tempos de viagem mais curtos para mais de 100.000 residências.

6. Ferrovia de alta velocidade Pequim-Hong Kong-Taiwan, China: US$ 14,9 bilhões (CNY101 bilhões)
A China National Railway Group Company e a China Railway Beijing Group estão construindo uma linha ferroviária de alta velocidade de Fengtai, em Pequim até Xiong'an, em Hebei e Shangqiu, em Henan, China.

O objetivo do projeto é reduzir o tempo de viagem e a distância entre essas cidades

O projeto envolve a construção de uma linha férrea de alta velocidade de 638 km com velocidade projetada de 350 km/h, 16 estações, pontes e túneis, instalações administrativas, instalação de sistemas de sinalização e segurança e colocação de trilhos.

A construção, iniciada em setembro de 2022, deve ser concluída até o final de 2027.

5. Linha ferroviária de alta velocidade Nantong-Ningbo, China: US$ 16 bilhões (CNY108,9 bilhões)
A Shanghai-Hangzhou Railway Passenger Dedicated Line Company está construindo uma linha ferroviária de Nantong a Ningbo em Zhejiang, China.

O projeto visa reduzir o tempo de viagem entre as cidades de Nantong e Ningbo.

A obra envolve a construção de uma linha ferroviária de 309,8 km com uma velocidade projetada de 350 km/h com 10 estações ferroviárias, uma ponte ferroviária de via dupla de 29,2 km na Baía de Hangzhou, túneis, prédios administrativos e estacionamentos, a instalação do controle de tráfego sistema, sistema de sinalização, rede de comunicação e sistemas de intertravamento, e a colocação de trilhos ferroviários.

A construção começou em dezembro de 2022 e deve ser concluída até o final de 2027.

4. Ferrovia de alta velocidade Beijing Kunming, China: US$ 19,1 bilhões (CNY129,7 bilhões)
A Xicheng Railway Passenger Dedicated Line Shaanxi Company está construindo uma linha entre Xi'an e a seção Ankang-Chongqing da Ferrovia de Alta Velocidade de Chongqing: Seção Ankang-Chongqing na China.

O projeto está sendo desenvolvido entre Xi'an e Chongqing, na China, e visa melhorar a conectividade e reduzir o tráfego rodoviário.

O projeto envolve a construção de uma ligação ferroviária de 477,9 km com uma velocidade projetada de 350 km / h, 11 estações, terminais ferroviários, salas de controle, túneis (Jianshan Tunnel, 6.002 m), estacionamentos, instalação de unidades de iluminação e sinalização, equipamentos e segurança sistemas e a colocação de vias férreas.

A construção começou no final de 2022 e deve ser concluída em novembro de 2028.

3. Ferrovia da Costa do Rio Yangtze, China: US$ 23,3 bilhões (CNY157,9 bilhões)
O Yangtze River Coast Railway Group está construindo uma linha ferroviária de alta velocidade de Xangai-Nanjing-Hefei na China.

O projeto visa expandir a malha ferroviária e reduzir o tráfego, o tempo de viagem e a distância na região. O projeto faz parte da Ferrovia de Alta Velocidade Shanghai-Chongqing-Chengdu.

O projeto envolve a construção de uma linha férrea de alta velocidade de 553,76 km com velocidade de projeto de 350 km/h, 16 estações, terminais ferroviários, salas de controle e estacionamentos, a instalação de unidades de iluminação e sinalização, equipamentos e sistemas de segurança e a colocação de pista.

O projeto, que começou em novembro de 2022, está programado para ser concluído no quarto trimestre de 2028.

2. Programa de Investimento em Logística Ferroviária, Brasil: US$ 28 bilhões (BRL145,7 bilhões)
O Ministério dos Transportes do Brasil planeja realizar o desenvolvimento de uma rede ferroviária como parte do Programa de Investimento em Logística no Brasil.

O programa inclui a construção, modernização e manutenção de 7.500 km de linhas ferroviárias.

As seguintes ligações ferroviárias serão desenvolvidas no âmbito do programa:
• Ferrovia EF-170 – MT/PA – Ferrogrão: visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil através do Arco Norte.
• Ferrovia EF-151 – SP/MG/GO/TO (Ferrovia Norte-Sul): ligando Estrela d´Oeste, em São Paulo, a Porto Nacional, no Estado do Tocantins
• Ferrovia EF-334/BA – Ferrovia de Integração Oeste – Leste-FIOL (Ilhéus/BA-Caetité/BA): importante corredor de escoamento de minério do sul da Bahia e grãos do oeste da Bahia

O programa aumentará a utilização do transporte ferroviário de cargas, criará uma malha ferroviária moderna e integrada, aumentará a capacidade de transporte ferroviário e reduzirá gargalos logísticos.

De acordo com o banco de dados do Projeto da GlobalData, a construção será concluída em 2027.

1. Melbourne Suburban Rail Loop, Australia: $87bn (AUD125bn)
O governo de Victoria, por meio da Rail Projects Victoria, está realizando a construção de um projeto de linha ferroviária em Victoria, Austrália.

O projeto visa permitir que os passageiros viajem entre os subúrbios de Melbourne sem a necessidade de entrar na cidade para se conectar entre as linhas. Ele conectará todas as principais linhas ferroviárias da linha Frankston à linha Werribee, tornando mais rápido e fácil chegar aos principais centros de saúde, educação e emprego de Melbourne.

Também visa um circuito ferroviário subterrâneo conectando os subúrbios oeste e leste de Melbourne através do aeroporto e ligando todas as principais linhas de trem.

O SRL envolve a construção de um loop ferroviário de 90 km compreendendo 13 estações. As novas estações estão localizadas em Cheltenham, Clayton, Monash, Glen Waverley, Burwood, Box Hill, Doncaster, Heidelberg, Bundoora, Reservoir, Fawkner, Keilor East e Broadmeadows.

Inclui uma linha subterrânea entre Broadmeadows e Cheltenham, uma entrada ferroviária dupla para o Aeroporto de Melbourne, linhas ferroviárias da linha Frankston para a linha Werribee via Aeroporto de Melbourne, estações ferroviárias, cruzamentos de sinalização, instalação de equipamentos elétricos e instalações relacionadas.

O projeto vai gerar 20.000 novos empregos durante a construção e está sendo implementado em quatro etapas:
• SRL East (Primeira fase): Construção de uma linha de 26 km entre Cheltenham e Box Hill.
• SRL North: Construção da linha férrea entre Box Hill e o Aeroporto de Melbourne
• SRL West: Construção da linha férrea entre o Aeroporto de Melbourne e Werribee
• Aeroporto SRL: Construção de uma ligação ferroviária de 27 km entre o Aeroporto Tullamarine de Melbourne e Melbourne CBD

O trabalho de construção começou em junho de 2022 e o projeto completo está previsto pela GlobalData para ser concluído em 2085.