Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Video demonstra os efeitos de abalos sísmicos em edificações
ENGENHARIA

Video demonstra os efeitos de abalos sísmicos em edificações

 Video demonstra os efeitos de abalos sísmicos em edificações

Francisco García Jarque, Engenheiro e Diretor Geral da García Jarque Ingenieros S.C.

Após o terremoto que ocorreu no México em 2017, a empresa de Francisco García Jarque foi convidada a participar do parecer estrutural de um processo de reforma para restaurar a verticalidade de um edifício no bairro Roma de CDMX. Os proprietários do edifício vieram ao escritório da empresa acompanhados por Guillermo Springall, um renomado engenheiro geotécnico, para discutir a restauração da verticalidade do edifício. Durante a conversa, descobriram que o edifício já havia sido reestruturado após o terremoto de 1985, mas perdeu sua verticalidade para o norte depois que um edifício para estacionamento foi construído ao lado dele. Para resolver o problema, a empresa decidiu colocar estacas de controle para garantir a verticalidade do edifício.

Enquanto explicava o processo para os proprietários, a irmã de um deles perguntou a Santiago García Álvarez, filho de Francisco García Jarque, se podia filmar a explicação. O vídeo foi compartilhado por ela e viralizou, alcançando mais de sete milhões de visualizações no Facebook.


Assista o vídeo

García Jarque também mencionou a importância da interação entre engenheiros geotécnicos e estruturalistas na construção de edifícios, pois a engenharia geotécnica é fundamental para garantir a estabilidade do solo em que a estrutura será construída. Ele é membro de várias sociedades de engenharia, incluindo a Sociedade Mexicana de Engenharia Terrestre (SMIS), a Sociedade Mexicana de Engenharia Estrutural (SMIE) e a Sociedade Mexicana de Engenharia Geotécnica (SMIG).

Estacas de controle que foram usadas nas décadas de 1960 e 1970. Até o momento, a estrutura tem um desempenho adequado e as estacas de controle continuam recebendo manutenção adequada.

Detalhe da área onde a pré-carga é fornecida às matrizes para obter o comportamento adequado.

Detalhe das condições da ancoragem, do muro de contenção e do sistema de piso como elemento de punção.