Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Torres de madeira para turbinas eólicas entram no mercado
INOVAÇÃO

Torres de madeira para turbinas eólicas entram no mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06 de abril de 2023 425 Visualizações
Torres de madeira para turbinas eólicas entram no mercado

Turbina eólica de madeira
Embora muitos tenham torcido os narizes inicialmente, as torres eólicas de madeira, cujo projeto final ficou pronto há pouco mais de um ano, passaram nos testes e agora estão entrando na fase comercial.

Projetadas no Centro Sueco de Tecnologia em Energia Eólica, as torres de madeira engenheirada estão sendo agora comercializadas por uma empresa formada pelos pesquisadores, a Modvion.

Os testes com o primeiro protótipo, construído na localidade de Bjorko e alcançando 30 metros de altura, mostraram que as torres de madeira são tão fortes quanto as torres de aço, suportando a turbina eólica e as cargas de serviço sem qualquer problema.

Uma segunda unidade experimental, mas já em escala real, foi então construída para a Varberg Energia, chegando aos 100 metros de altura e suportando uma turbina Vestas V90, o que dá à unidade inteira uma altura de 150 metros.
Este foi o teste decisivo que colocou a empresa no mercado, e a primeira torre eólica de madeira realmente comercial deverá ser erguida já em 2023.


A torre de madeira é construída de forma modular, podendo ser transportada em caminhões comuns, e então montada no local.
[Imagem: Modvion]

Melhorando o que já é ecológico
Feitas as provas, a Modvion anunciou agora que a também sueca RWE Renewables, que possui 14 parque eólicos em operação, tanto terrestres quanto marítimos, assinou um contrato de cooperação que absorverá toda a capacidade de produção inicial da empresa, disseminando as torres eólicas de madeira em todos os seus futuros projetos.

"Nossa tecnologia pode ajudar a indústria eólica a reduzir drasticamente as emissões, ao mesmo tempo em que facilita que torres mais altas alcancem ventos mais fortes. É ótimo ver empresas líderes como a RWE procurando apoiar a inovação que permite energia renovável a partir de materiais renováveis," disse Maria-Lina Hedlund, gerente de tecnologia da empresa.

Mesmo que o aço continue a ser usado para construir várias partes das turbinas eólicas, as torres de madeira têm o potencial de se tornar um importante material complementar em sua construção.

"Nós vemos que as torres modulares em madeira laminada têm um potencial de mercado significativo e podem contribuir para baixar os custos de [novos projetos para] produção de eletricidade renovável, substituindo o aço e o concreto por madeira ecológica e inteligente para o clima. A RWE avaliará a torre de madeira da Modvion para uso potencial em futuros parques eólicos," disse Lars Borisson, da RWE.


Em peso, a madeira laminada é mais resistente que o aço.
[Imagem: Modvion]

Vantagens das torres de madeira
As torres de madeira têm várias vantagens em relação às de aço.
A madeira laminada é mais resistente que o aço proporcionalmente ao seu peso, o que significa torres mais leves e menos necessidade de reforços caros. Além disso, as torres são construídas em módulos que podem ser transportados mais facilmente, sem a necessidade de caminhões especiais caros, fechamento de estradas e longos processos de licenciamento.

Outra grande vantagem está na questão ambiental. As árvores retêm o dióxido de carbono, que é armazenado nos produtos de madeira, que acabam funcionando como um sumidouro de carbono. Assim, construir usando madeira permite reduções drásticas nas emissões em comparação com materiais convencionais, como aço e concreto.

Sobretudo, a madeira é um material renovável, permitindo um descarte simples ao final da vida útil da estrutura. De acordo com uma análise de ciclo de vida do instituto de pesquisa sueco RISE, o uso de uma torre de madeira reduz as emissões em 90% quando comparada a uma torre de aço convencional com a mesma altura e carga. Considerando que a madeira também armazena carbono, o impacto climático da torre é realmente menor.