O Governo de Minas assinou, na manhã desta sexta-feira (31), o contrato de concessão do Rodoanel. O projeto deve custar R$ 5 bilhões, sendo R$ 3 bilhões vindos do acordo com a mineradora Vale pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Os outros R$ 2 bilhões são da empresa INC.S.P.A, vencedora do leilão.
As obras da nova estrada devem começar em 2024. A estimativa é de que as primeiras partes da obra sejam entregues no segundo semestre de 2028. A intervenção prevê um contorno da Grande BH, reduzindo o tráfego no Anel Rodoviário.
A via passará pela capital, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Ibirité e Nova Lima.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Pedro Bruno, mais de dez traçados diferentes foram testados até se chegar ao projeto final apresentado hoje.
“Vai impactar a região metropolitana, trazendo melhoria econômica e preservando vidas. Hoje, estamos cruzando a linha de chegada de uma maratona que começou três anos atrás. Estudamos mais de dez propostas de traçado até chegar no traçado diretriz que embasou esse projeto”, contou.
Toda a análise do processo começou em fevereiro de 2020. O novo traçado terá 100km de extensão. O governo de Minas pretende criar mais de 15 mil empregos durante toda a execução.
O governador Romeu Zema (Novo) lembrou da assinatura do acordo de rompimento da barragem de Brumadinho, que cedeu fundos para o início da construção do Rodoanel.
Agora, o governo de Minas vai entrar com os trâmites processuais para adquirir a licença ambiental.