Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Inovação baiana otimiza logística de aerogeradores vindos da China
ENERGIA

Inovação baiana otimiza logística de aerogeradores vindos da China

Por Henrique Faerman, do Canal Energia - 06 de abril de 2023 213 Visualizações
Inovação baiana otimiza logística de aerogeradores vindos da China

Após avanços consideráveis de uma operação logístico-portuária de aerogeradores realizada em tempo recorde entre a China e o Sul da Bahia, a CGN Brasil confirmou a data de inauguração do parque eólico Tanque Novo para o próximo mês de abril. No total 40 turbinas da Goldwind foram recebidas e armazenados na área alfandegada de 750 mil m2 do local e transportados até o empreendimento, há cerca de mil km de distância.

Segundo a companhia, o êxito das atividades no complexo industrial e logístico do Enseada, em Maragojipe, contou com uma importante contribuição e inovação de um engenheiro baiano Danilo Oliveira. Inspirado numa prancha de surfe, ele teve a ideia de inverter o conjunto (carreta, apoios e pás) criando um par de dispositivos que, uma vez colocados na carreta especial que transporta as pás no desembarque do navio, possibilitou inverter o lado da varredura da pá, que possui 76 metros e pesa 22 toneladas.

Operação logística envolveu 40 aerogeradores da Goldwind vindos da China para o Sul da Bahia (CGN Brasil)

“O transporte convencional é realizado com a cauda para parte traseira da carreta especial. Com a pá invertida, viabilizamos que a varredura fosse pela parte dianteira, eliminando possíveis interferências dentro do complexo industrial”, revela o desenvolvedor da solução e engenheiro mecânico da Enseada com MBA em Lean Manufacturing.

Ainda de acordo com Oliveira, a inovação foi pensada de forma conjunta com profissionais da empresa, simulada em software de engenharia e testada no cais da Enseada antes da execução, garantindo uma operação segura, produtiva e sem falhas em todas as etapas do contrato logístico-portuário.

Tanque Novo está localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, ambos na região Sul da Bahia. Em breve contará com potência total instalada de 180 MW entre as 40 unidades. Para o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, o feito garantirá ao estado uma posição de protagonismo na geração renovável no país, o que demonstra o acerto da política defendida e implementada há 10 anos pelo governo baiano.