Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Produtos sustentáveis estão entre as tendências para o mercado da construção
CORPORATIVO

Produtos sustentáveis estão entre as tendências para o mercado da construção

Assessoria de Imprensa - 13 de abril de 2023 245 Visualizações
Produtos sustentáveis estão entre as tendências para o mercado da construção

Projeto da Casa Cor PE de Marylia Nogueira com EcoClick SPC no padrão Houston

(ABRIL de 2023) Durante a 27ª edição da FEICON, o maior encontro da Construção Civil da América Latina que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, no São Paulo Expo (SP), a ePiso Revestimentos Vinílicos, em parceria com a fabricante chinesa Potiloor, apresenta as mais recentes tendências para o mercado de revestimentos vinílicos.

No Brasil, a construção civil consome mais de 60% do PVC fabricado. Em médio prazo, a posição desta matéria prima no setor provavelmente impulsionará este mercado, sobretudo no segmento de revestimentos em função de benefícios, como durabilidade, liberdade de efeitos estéticos, facilidade de instalação, limpeza e reciclabilidade. O mercado de cloreto de polivinila (PVC) foi avaliado em mais de US $ 40.000 milhões em 2021 e espera-se que registre um crescimento de mais de 4% durante o período de previsão (2022-2027). Somente nos dois últimos anos, o setor cresceu 17,7% ante 8,2% da economia nacional e, neste cenário, os pisos vinílicos são as apostas no mercado de revestimentos.

Outro destaque é seu protagonismo no conceito da Economia Circular, que trata de ações voltadas à redução da extração da matéria prima, assim como de seu desperdício ao final da vida útil, propondo soluções de reintrodução na economia, por meio de reutilização e reciclagem. Os revestimentos vinílicos da ePiso, por exemplo, podem ser reciclados e produzidos com matéria prima reciclada. Além disso, no processo há uma redução da quantidade de resíduos gerados, do uso de água e de energia.

Esse conceito está intimamente ligado à sustentabilidade e à forma como fabricamos e consumimos produtos. Ao pensamento cíclico para os processos e preocupação com todas as etapas da sua vida útil reduzindo o impacto ambiental para a sua produção e descarte.

E como o PVC se insere nesse contexto? Trata-se de um plástico com características únicas. Sua principal matéria-prima é o sal marinho, um recurso natural inesgotável. Somado a isto há o fato do material ser 100% reciclável e de haver inúmeras ações que promovem a reciclagem do PVC em aplicações diversas.

O piso vinílico é feito de PVC, apesar de estar entre os três plásticos mais produzidos no mundo, é o que menos aparece no lixo urbano. Isso ocorre porque 64% dos produtos de PVC como os revestimentos vinílicos da ePiso serem usados em aplicações de longa duração com vida útil superior a 15 anos. O material não mancha, não deforma, é antiderrapante e antialérgico, não faz barulho ao andar, pode ser encontrado em diversas cores e formatos, além de ser muito resistente e possuir alta durabilidade. A instalação é fácil e rápida, feita somente por encaixe, no entanto, a superfície precisa estar uniforme e limpa. A limpeza também é simples, é feita apenas com pano úmido, um dos benefícios mais satisfatórios para o consumidor. O piso vinílico também representa uma alta economia para a obra.

Segundo arquitetos, o piso vinílico tem se tornado o preferido das obras modernas e rápidas. O revestimento garante um acabamento de qualidade para as construções, além de ser uma opção prática e versátil. Especialistas de decoração escolhem esse piso, em especial, quando o desafio é fazer uma reforma rápida e sem quebra-quebra. Outra vantagem que os profissionais da área destacam é que o piso vinílico possui ótimo desempenho termo acústico, ou seja, o revestimento minimiza os barulhos desagradáveis e também torna a temperatura do ambiente confortável, seja no verão ou no inverno. Além disso, o piso vinílico tende a não acumular poeira.

A crescente demanda pelo produto em segmentos de construção em áreas de alto tráfego, como escritórios e espaços comerciais, provavelmente apoiará o crescimento do piso vinílico mercado. O produto é uma alternativa econômica para placas de madeira e carpete. Além disso, é mais confortável, resistente e prático. Muitos consumidores estão mudando de pisos tradicionais de pedra para pisos resistentes como os vinílicos da ePiso devido à sua leveza, facilidade de manutenção e custo-benefício.