Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Programa de Desenvolvimento tem lançamento durante o ENIC
MERCADO

Programa de Desenvolvimento tem lançamento durante o ENIC

Agência CBIC - 20 de abril de 2023 298 Visualizações
Programa de Desenvolvimento tem lançamento durante o ENIC

O Programa de Desenvolvimento da Indústria da Construção: Sucessão Familiar, também conhecido como PDICON, foi lançado nesta sexta-feira (14), durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A iniciativa é uma parceria com o Sinduscon-MG e da Fundação Dom Cabral (FDC).

O PDICON tem como objetivo impulsionar a competitividade da indústria da construção, por meio da capacitação e aprimoramento dos profissionais do setor, com foco em gestão, inovação, sustentabilidade, qualidade e produtividade. “O programa foi focado em dar às empresas de construção a possibilidade de evoluir os seus processos de gestão, pois o sucesso está muito ligado à qualidade de gestão”, destacou Ilso Oliveira, presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC.

Além disso, busca-se ampliar a visão sobre governança e liderança, e promover uma rede colaborativa na indústria da construção, fomentando a troca de experiências e boas práticas no setor.

Durante o lançamento, representantes da CBIC ressaltaram a importância do PDICON para a sustentabilidade das empresas familiares e para a economia do país. Segundo eles, a continuidade dessas empresas é essencial para a manutenção dos empregos gerados pelo setor e para o desenvolvimento econômico em geral.

O PDICON também conta com o apoio de diversas entidades do setor, que se comprometeram a contribuir com a difusão do programa entre seus associados e a oferecer suporte para a implementação das iniciativas propostas.

“O que fez a gente nascer com essa ideia dentro do âmbito do Sinduscon foi um pouco da nossa vivência em como poderíamos melhorar o conceito de gestão. E aqui nasceu uma ideia que foi muito bem recebida pela fundação, em que conseguimos um produto customizado voltado para o setor”, explicou Celso Pimentel – presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) do Sinduscon-MG.

Além de realizar o lançamento do PDICON, foi apresentado um dos temas correlacionados ao programa, cujo conteúdo envolve os desafios do ecossistema das famílias empresárias do setor, os elementos da governança que contribuem com a sucessão, a longevidade dos negócios e caminhos para preparar as novas gerações para a sucessão.

Para Silvia Martins, diretora de programas de desenvolvimento para família empresárias da Fundação Dom Cabral, que também esteve presente no painel, apresentou as principais fases que uma empresa familiar passa para que ela cresça.

“A evolução da empresa passa por quatro fases. Ela passa pela fase da construção, que é a de sobrevivência, onde o foco são os negócios. E aí vamos para a segunda fase, que é a de expansão, que é aquela onde o foco é no crescimento e na liderança, ou seja, não só a empresa é o foco, mas também a família”, disse.

Silvia completou destacando as duas últimas fases que são a de profissionalização, que é trabalhado a consolidação e a complexidade da empresa e, por último, é a de estruturação da governança, em que a família vai focar na longevidade da empresa, trabalhando assim a riqueza humana, social, financeira e intelectual de todo o meio.

O diretor de projetos da Fundação, Carlos Eduardo Borges, também esteve presente no debate e falou sobre o objetivo do PDICON. “Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos”, explicou.

Este painel tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” (COIC/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio do Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate e Ingevity.