Nesta terça-feira, 18 de abril, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) dá início à sua campanha de valorização da profissão de arquiteto e urbanista. A ação tem como objetivo dar visibilidade aos profissionais e estimular a contratação de serviços, além de reforçar a atuação do CAU/SP enquanto autarquia representante de mais de 60 mil arquitetos e urbanistas de São Paulo. Com o mote “Arquitetas, arquitetos e urbanistas: desde sempre, sempre presentes”, a campanha prevê a veiculação de peças em jornais impressos, rádios, relógios estáticos, outdoors, estações de metrô, monitores residenciais e painéis luminosos, além de peças veiculadas no ambiente digital (Youtube, Facebook e Instagram).
Serão 11 praças abrangidas: São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, Santos, ABC e Mogi das Cruzes. Na capital paulista, a ação será exposta em painéis luminosos espalhados pelas estações República, Barra Funda, Luz, Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, Brigadeiro, Consolação, Trianon Masp, Paraíso e Sé, que também terá um anel digital dedicado à campanha.
"Arquitetos produzem espaços e mostrar a arquitetura acontecendo no dia a dia é fundamental. Mostrar a diversidade da nossa atuação, pela perspectiva dos usuários, pelas pessoas. Não estamos apenas no projeto da casa. Mas, também, pensando nas cidades, nas periferias no bem-estar da população como um todo. É uma campanha que quer ser popular", explica Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.
Democratizar e desmistificar a profissão
A nova campanha é sustentada em dois pilares complementares: Reconectar, que visa apresentar e destacar as atribuições e o papel fundamental da arquitetura para a garantia de qualidade de vida em municípios com diferentes realidades, e Recomendar, colocando o arquiteto em evidência e destacando a acessibilidade dos seus serviços para qualquer cidadão, independentemente de sua classe social. A campanha, que traz o mote “Arquitetas, arquitetos e urbanistas: desde sempre, sempre presentes”, contou com as locuções da atriz Amanda Brambilla, identidade sonora da MM Produções, fotografia de Wanezza Soares, agência Impulse Hub no conceito, Oitentaedois artes finais e Ink Comunicação nas relações públicas e assessoria de imprensa.
As imagens foram feitas em locações reais, com usuários de espaços que envolvem a atuação de arquitetas, arquitetos, urbanistas em diversas frentes de trabalho, como paisagismo, restauro, moradias de interesse social ou na mobilidade e acessibilidade em lugares públicos, destacando que o trabalho destes profissionais está presente “da casa à cidade”.