Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Sistemas VRF ganham espaço no mercado global
TECNOLOGIA

Sistemas VRF ganham espaço no mercado global

Assessoria de Imprensa - 24 de outubro de 2023 591 Visualizações
Sistemas VRF ganham espaço no mercado global

São Paulo, 20 de outubro de 2023 – A busca por sistemas de climatização mais eficientes e economicamente viáveis é cada vez maior. No Brasil, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o setor de edificações é responsável por cerca de 50% do consumo de energia elétrica no país, em prédios comerciais, residenciais e do setor público.

E, nesse cenário, o sistema VRF (sigla em inglês para variable refrigerant flow), ou fluxo de refrigerante variável, tem ganhado cada vez mais espaço. Conforme um levantamento realizado pela Market.Biz, em 2022, o mercado global de sistemas VRF foi avaliado em US$ 12,7 bilhões e deverá atingir US$ 20,7 bilhões até 2029.

O diferencial destes equipamentos está no uso de algoritmos avançados para otimizar componentes. De acordo com João Paulo Mesquita, gerente nacional de Vendas Ductless - VRF e Mini-Split - da Trane, empresa líder do setor de HVAC, entre as vantagens do sistema VRF está a variedade de aplicações, pois oferece o que há de mais moderno tecnologicamente.

“Esses equipamentos possuem baixos níveis de ruídos. As unidades exteriores são compactas e temos diversas opções em automação. Outro benefício é a facilidade no projeto, instalação, operação e manutenção do sistema”, completa Mesquita.

Em seu portfólio global com tecnologia de ponta e alta eficiência energética, a Trane disponibiliza aos clientes os seguintes produtos da linha VRF:

Sistema Mini TVR: utilizado em soluções residenciais e para pequenos escritórios, o TVR Mini é composto por produtos de 3 até 16 hp, com unidades monofásicas e trifásicas, com condensadoras compactas de descarga de ar frontal.

Sistema TVR Pro: disponível para 220 e 380V, possui módulos de até 30 hp que podem compor sistemas de até 90 hp. O sistema possui características similares ao TVR Ultra, no qual destaca-se o Sistema de Gerenciamento de Energia (SGE), que realiza o controle de temperatura do refrigerante e permite a redução do consumo de energia em até 30%.

Unidades Evaporadoras para a Linha TVR: compatíveis com todos os modelos de unidades condensadoras, os variados modelos da linha TVR possuem motor de corrente contínua e ventilador de 7 velocidades, promovendo melhor desempenho e garantindo o conforto de forma a atender as mais diversas condições de cada ambiente.

Sistema VRF Resfriado à Água: sistema com condensação à água que pode combinar até três módulos e com trocadores de calor do tipo tube in tube, que permitem a instalação com a utilização de torres de resfriamento convencionais.

Sistema TVR Ultra: sistemas de maior eficiência energética com módulos de até 32 hp para 380V e 28 hp para 220V, com possibilidade de composição em grandes sistemas de até 96 hp.

Controles: Diversas opções de controle, desde controles centrais, até via Smartphone.
João Paulo Mesquita destaca ainda que, em linha com a campanha da empresa no Brasil, //THE TIME IS NOW//, a Trane prepara novidades para o setor de climatização para o próximo ano.

Para mais imagens acesse aqui.

Sobre a Trane®?
A Trane® possui soluções que otimizam ambientes internos com um amplo?portfólio?energeticamente eficiente em aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado,?serviços de construção e contratação, suporte de peças e controle avançado. Fundada em 1885, conquistou sua posição como pioneira no controle de temperatura nos últimos 100 anos.

Para mais informações:?acesse o site.?