A arquitetura brasileira viveu momento histórico na noite dessa quarta, 2 de outubro, durante a cerimônia de premiação do Prêmio de Arquitetura e Design Urbano Sustentáveis ADUS LATAM 2023/2024, organizado pela Saint-Gobain, companhia global líder em construção leve e sustentável. Em um momento que a Argentina respira arte, arquitetura e design, na semana que antecede a 19ª Bienal de Arquitetura, a celebração reuniu grandes nomes de toda a região latino-americana e o Brasil teve lugar de prestígio.
Aos 88 anos, o paulistano Décio Tozzi foi o vencedor da edição na categoria Trajetória e foi aplaudido por mais de 200 pessoas durante a cerimônia no Salão Dourado do Teatro Colón, em Buenos Aires, Argentina. Autor de projetos icônicos – como a Escola Jardim Ipê e o Parque Villa Lobos, com estruturas como seu Orquidário e sua Ilha Musical -, Tozzi é considerado um mestre na tradução de plasticidade a partir dos elementos de luz, espaço e matéria em seus trabalhos.
Sua obra se destaca pelo uso inovador do concreto, criando espaços leves e luminosos que contrastam com a dureza do material, alcançando uma poética espacial única. Ao longo de sua carreira, Tozzi transitou por uma ampla gama de projetos: residências, edifícios institucionais, industriais e urbanísticos, todos com um rigor estrutural marcante. Como um dos expoentes mais expressivos da "Escola Paulista", sua arquitetura, ao diluir a relação entre espaço e sociedade, apresenta uma nova proposta de solução espacial para a sociedade metropolitana pós-industrial.
"Ser agraciado com o prêmio trajetória foi uma surpresa muito bem-vinda, especialmente em Buenos Aires, cidade que tanto amo. Agradeço imensamente à organização do evento, aos membros do júri e à Saint-Gobain pela honra. Espero que tal prêmio seja um estímulo para jovens arquitetos no começo de suas trajetórias", afirmou Tozzi.
Décio Tozzi (centro) recebeu troféu entregue pelo presidente da FPAA, Gerardo Montaruli, e pela diretora de Marca da Saint-Gobain, Macarena Ramirez.
O CEO da Saint-Gobain para a América Latina, Javier Gimeno, destacou a importância da trajetória de Décio Tozzi como uma referência incontestável para a arquitetura latino-americana. "A obra de Tozzi transcende fronteiras, sendo um exemplo de inovação, arte e sustentabilidade. Seu trabalho reflete o compromisso com o desenvolvimento de projetos que integram harmoniosamente o ambiente natural e o construído com a ocupação social e o entorno, e, assim, inspiram toda uma nova geração de arquitetos em nossa região. Celebrar sua trajetória com o Prêmio ADUS LATAM é reconhecer sua contribuição duradoura para a arquitetura no Brasil e além", afirmou Gimeno.
Participação brasileira histórica
Realizado bienalmente, neste ano o Prêmio ADUS LATAM abriu o edital, pela primeira vez, para inscrição de projetos de profissionais e estudantes dos sete países onde a Saint-Gobain tem presença industrial: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e Uruguai.
O Brasil respondeu com ¼ (um quarto) dos mais de dois mil projetos inscritos, e a celebrada premiação de Décio Tozzi na categoria Trajetória. Além do reconhecimento pelo conjunto de sua obra, o vencedor do Prêmio ADUS LATAM Trajetória recebeu ainda um prêmio de 20 mil dólares.
A edição premiou ainda outros quatro projetos inovadores e compromissados com a sustentabilidade nas categorias prática acadêmica, ouro, prata e bronze. O total em prêmios foi de 160 mil dólares (mais de 850 mil reais); sendo o maior prêmio no valor de 60 mil dólares.
Outros vencedores da edição 2023/2024:
Prêmio ADUS LATAM Ouro:
Escola Rural Pivadenco, Chile
Autores: MAPAA (Cristián Larraín + Matías Madsen), Duque Motta & AA (Rodrigo Duque Motta)
Colaboradores: Francois Jullian, Alessandra De Lisio, Nicolò Zingoni
Prêmio ADUS LATAM Prata:
CIVAC Parque Linear, Centro Cívico e Skatepark, México
Autora: Rozana Montiel
Colaboradora: Claudia Rodríguez (coautora)
Prêmio ADUS LATAM Bronze:
Casa Manire, Peru
Autor: Martín Dulanto
Colaboradores: Puna Estudio (design de interiores)
Reconhecimento ADUS LATAM à prática acadêmica:
Novas Paisagens Industriais, Argentina
Autora: Laura Paz
Tutor: Martín Benavidez, professor assistente da cátedra
O Prêmio ADUS LATAM, organizado pela Saint-Gobain, busca promover projetos arquitetônicos que integrem soluções sustentáveis, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas em ambientes urbanos e rurais. Esta primeira edição na América Latina reforça o compromisso da Saint-Gobain com o futuro da construção e o desenvolvimento sustentável na região.
O júri, responsável por selecionar os projetos vencedores, foi composto por figuras de renome internacional, como Gerardo Montaruli (Federação Panamericana de Associações de Arquitetos), Josep Ferrando, presidente do júri (Espanha), Nicolás Campodónico (Argentina), Lilian Dal Pian (Brasil), Felipe Assadi (Chile), Camilo Restrepo Ochoa (Colômbia), Gabriela Carrillo (México), Patricia Llosa Bueno (Peru), Marcelo Danza (Uruguai), Javier Gimeno (VP Latam da Saint-Gobain) e Macarena Ramírez (Diretora de Marca e Comunicações da Saint-Gobain LATAM).
“Nesta nova formatação ampliada do Prêmio ADUS, contamos com a força regional dos países da América Latina onde a Saint-Gobain está presente e buscamos dar luz a projetos que contribuem para a solução do déficit habitacional que existe na nossa região, além de estar em linha com a atuação da nossa companhia frente aos desafios complexos do mundo, sempre acompanhada de um cuidado com os recursos naturais e com as pessoas”, explica Macarena Ramírez, Diretora de Marca e Comunicação Externa LATAM.