Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Dormentes de aço reduzem até 40% os gastos com manutenção de via
MATERIAIS

Dormentes de aço reduzem até 40% os gastos com manutenção de via

Assessoria de Imprensa - 11 de outubro de 2024 132 Visualizações
Dormentes de aço reduzem até 40% os gastos com manutenção de via

O dormente de aço tem maior vida útil e é reciclado, oferecendo economia de longo prazo, evitando o desmatamento de centenas árvores por quilômetro de ferrovia, e redução de até 40% nos gastos com manutenção de dormentes em ferrovias.

A Hidremec, fabricante nacional de dormentes de aço, já produziu mais de 5 milhões de unidades e está presente nos principais corredores ferroviários brasileiros, como a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), MRS Logística, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA-VLI), Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Rumo Malha Paulista.

Durante a InnoTrans, a maior feira ferroviária do mundo, realizada em setembro na Alemanha, a companhia lançou o seu novo vídeo institucional, que apresenta os benefícios da implantação de dormentes de aço nas ferrovias.

Com mais de 20 anos de atuação, a Hidremec conta com processo de produção com capacidade de até 60 mil dormentes por mês. Os dormentes de aço são produtos de longo prazo, evitando o desmatamento de centenas árvores por quilômetro de ferrovia, e contribuem com redução de até 40% nos gastos com manutenção de dormentes na via permanente.

Desafios dos materiais tradicionais
Antes dos dormentes de aço, a produção, transporte e manutenção dos dormentes geravam transtornos monetários, ambientais e logísticos.
Os dormentes de madeira possuem um alto índice de desmatamento para a produção, sendo derrubadas aproximadamente 340 árvores para cada quilômetro de ferrovia. Sua vida útil é de aproximadamente 25 anos e seu peso é mais que o dobro do peso dos dormentes de aço.
O dormente de aço consome 25% menos brita que os demais tipos de dormentes.

Vantagens dos Dormentes de Aço
A tecnologia desenvolvida pela Hidremec para a produção dos dormentes de aço gera para as ferrovias e empresas:

  • Menor custo de assentamento
  • Menor gasto de reposição
  • Menor gasto logístico
  • Economia em relação à brita da ferrovia
  • Manutenção em tempo recorde
  • Maior produtividade
  • Maior facilidade de ancoragem da linha férrea
  • Menor uso de brita por quilômetro
  • Além de oferecer assistência técnica permanente.


“Diferente dos demais tipos de dormente, o aço é uma matéria-prima reciclável e também imune ao ataque de fungos e ao risco de incêndios. A sustentabilidade no uso do aço evita o desmatamento e gera um menor custo de viabilização por ser reciclável. Nosso compromisso é fornecer os melhores dormentes de aço do Brasil, resultado de mais de 20 anos de um trabalho de excelência”, explica Carletto Gordano, Diretor da Hidremec.

Conheça o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dbaLZAFVvzI