Recentemente anunciado pela FG Empreendimentos, o Senna Tower, residencial mais alto do mundo, promete ser um marco na engenharia, consolidando Balneário Camboriú e o país como referências globais em construções de alta complexidade. O empreendimento irá elevar ainda mais os padrões do segmento e impulsionar o desenvolvimento de novas soluções na construção civil.
"O Senna Tower é muito mais que um marco arquitetônico, é um símbolo de inovação, tecnologia e excelência. Estamos trazendo ao Brasil os melhores profissionais do mundo e as soluções mais avançadas para entregar um empreendimento que reflete o legado de Ayrton Senna: precisão, velocidade e determinação. Este projeto elevará o patamar da construção civil no país e será uma referência global”, destaca Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos.
Engenheira brasileira Stéphane Domeneghini, diretora executiva da FG Talls, é a responsável técnica
Com um time de profissionais de renome internacional e o conhecimento de ponta, o Senna Tower se destaca pela sua robustez técnica e inovação. A engenheira Stéphane Domeneghini, diretora executiva da FG Talls, empresa do Grupo FG, é a responsável técnica pelo projeto arquitetônico e pela gestão de projetos. Stéphane, que também representa o Brasil em importantes organizações internacionais, como o CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), é uma das principais referências mundiais no segmento de edifícios altos. Sua liderança traz confiança e expertise ao empreendimento, reforçando o compromisso da FG em entregar uma obra única.
“O Senna Tower é um projeto que representa a convergência de excelência em engenharia e arquitetura, com o compromisso de entregar um empreendimento que marcará a história da construção civil no Brasil e no mundo. Liderar o desenvolvimento arquitetônico e de todas as soluções técnicas desse ícone é uma honra e mérito da carreira que trilhei pautada no desenvolvimento intelectual. Estamos focados em estudar e aplicar as melhores práticas internacionais para garantir que cada detalhe reflete inovação, sustentabilidade e qualidade. Esse é um projeto que ultrapassa fronteiras e mostra a capacidade brasileira de competir globalmente no segmento de edifícios altos. Eu vivo imersa nesse projeto desde os primeiros estudos no terreno, os primeiros trações e soluções foram idealizados há mais de 7 anos. Essa evolução do projeto que tecnicamente desenvolvi e que se transformou em uma obra simbólica para humanidade através do conceito criativo da Lalalli Senna é algo único, inspirador”, celebra Domeneghini.
“O Senna Tower conta um time de projetistas inigualável e do mais alto patamar de engenharia hoje no mundo, com mais de 30 escritórios de projetos envolvidos, tendo optado pelos nossos melhores parceiros nacionais, que fizeram parte da construção do nosso know-how técnico hoje único no Brasil, os melhores engenheiros internacionais incontavelmente experientes em edifícios desse porte e junto com uma equipe interna totalmente vocacionada a esse projeto já há 5 anos. As soluções desse empreendimento foram construídas, com a junção das melhores mentes e a partir de conhecimentos consolidados e comprovados de edifícios desse porte fora do Brasil, especialmente utilizando abordagens e soluções frequentemente utilizadas em Nova York nos prédios residenciais já executados tão altos e esbeltos quanto o Senna Tower”, explica o presidente da FG Empreendimentos.
Engenheiro Fatih Yalniz, da WSP de Nova Iorque, responsável pela solução estrutural
O principal nome, que responde pela parte mais desafiadora do Senna Tower é o do engenheiro Fatih Yalniz, da WSP de Nova Iorque.
Responsável pela solução estrutural, Yalniz liderou as soluções de edifícios reconhecidos mundialmente como Steinway Tower (111W57th Street), o residencial mais fino do mundo e com mais de 400m de altura. Sua vasta experiência em projetos de alta complexidade traz ao Senna Tower soluções seguras e inovadoras, que garantem a estabilidade e conforto de uma obra de tal magnitude.
“O Senna Tower é um desafio técnico extraordinário. Projetos dessa magnitude exigem uma combinação de engenharia avançada e precisão, e nossa abordagem foca em garantir que a torre não apenas se destaque por sua altura, mas também por sua segurança e eficiência estrutural, usando as soluções e abordagens técnicas mais avançadas disponíveis no mundo”, comenta Fatih. O engenheiro já trabalhou em um dos projetos mais icônicos da humanidade contemporânea, o One World Trade Center, que é o edifício mais alto das Américas, que será superado pelo Senna Tower em altura.
Reconhecido entre o meio profissional como um dos únicos engenheiros com proficiência nas soluções de estruturas contando com amortecedores de massa (tuned mass damper, sloshing damper, entre outros), hoje entre as soluções mais avançadas e refinadas do ponto de vista técnico no mundo. Na sua trajetória trabalhou com os arquitetos mais renomados do mundo e obras icônicas impressionadas e destacas pelo alto nível de complexidade estrutural, como Jean Nouvel no MoMA Tower (53W53), SHoP Architect no SteinWay Tower (111W57) e Brooklyn Tower, Jacques Herzog e Pierre de Meuron no Jenga Tower (56 Leonard Street).
Contribuiu em outros projetos simbólicos ao redor do mundo, com destaque para o The Shard em Londres. Ao longo das últimas décadas ele desenvolveu uma expertise única liderando análises computacionais e soluções das estruturas classificadas hoje como as mais complexas e refinadas em toda história da engenharia, pois se tratam de prédios esbeltos, ou seja, muito suscetíveis a cargas dinâmicas (de vento), e o que é um desafio recente na trajetória da humanidade, seu conhecimento adquirido ao longo dos 25 anos permitiu a aplicação de soluções mais arrojadas e otimizadas, fundamental para viabilizar uma obra tão peculiar e sem parâmetros na engenharia como 111W57th, que só se ergue no skyline da cidade de Nova Iorque pela inteligência e soluções idealizadas pelo Eng. Fatih Yalniz especificamente.
Canadense John Kilpatrick, análise dinâmica e testes de túnel de vento
Dentre o extenso time de projetistas que merecem destaque temos a análise dinâmica e os testes de túnel de vento do Senna Tower foram conduzidos pelo canadense John Kilpatrick, da RWDI, que já participou de projetos icônicos como o Taipei 101. Sua expertise em engenharia estrutural e dinâmica é fundamental para garantir que o edifício suporte as condições ambientais adversas, como ventos fortes, sem comprometer a segurança ou o conforto dos moradores. Juntamente com a Motioneering que está à frente dos estudos de implantação do amortecedor de massa (TMD), reconhecida como inovadora na concepção do amortecedor de massa do Taipei 101 que foi líder nesse tipo de estudos técnicos, como também Shangai Tower, Central Park Tower (residencial mais alto do mundo atualmente), Petronas Tower, 111W57th, Princess Tower, entre outros.
Consultoria Harry Poulos, uma das maiores referências globais em engenharia de fundações, e a BornSales
O projeto também conta com a consultoria de Harry Poulos, uma das maiores referências globais em engenharia de fundações, que atuou no Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. A BornSales, com a liderança desse projeto pelo Eng. Ricardo Born, hoje referência definitiva em soluções de fundações para edifícios altos no Brasil, junto com a participação de Poulos, será construído sobre uma base sólida e inovadora, utilizando as mais recentes tecnologias para garantir a longevidade do edifício.
Engenheiro alemão Will Laufs, da consultoria LaufsED LLC, especializada em fachadas, vidro e design especial.
Quanto às fachadas, um dos sistemas mais especiais e de refinado design do Senna Tower, com vidros plissados, cúpulas de acesso a nível do térreo e um coroamento classificado como obra de arte, temos um engenheiro alemão Will Laufs, da LaufsED LLC, que é uma consultoria de engenharia estrutural com sedes em Nova York e Berlim, especializada em engenharia de fachadas, vidro e design especial. “Acreditamos na união entre arquitetura, sustentabilidade e engenharia estrutural, com foco em uma abordagem de design singularmente integrada. Nosso portfólio de fachadas inclui trabalhos projetados por alguns dos arquitetos mais empolgantes do mundo, como Frank Gehry, Steven Holl, Tadao Ando, Kengo Kuma, SO-IL e Diller Scofidio + Renfro. Também trabalhamos com artistas de renome, como James Turrell, Kehinde Wiley e Antony Gormley”, pontua Graciola. O projeto conta com o parceiro nacional Igor Alvin, da QMD Consultoria, que responde por projetos icônicos em todo país e edifícios simbólicos do Grupo FG como o Infinity Coast, o primeiro empreendimento no país a superar os 200 metros de altura, reforçando a confiança em parceiros nacionais para compor o time do projeto.
Engenheiro Gary Pomerantz, projetos de sistemas preventivo e de abastecimento
Outro grande destaque são os projetos de sistemas preventivo e de abastecimento, que contam também com a WSP sob a tutela do engenheiro Gary Pomerantz, que tem em seu histórico a condução das soluções de sistemas da Petronas Tower em Kuala Lumpur, juntamente com a liderança nacional do engenheiro Bruno Franzmann, da Franzmann Engenharia hoje nacionalmente incomparável em soluções para edifícios altos e parceiro de longa da FG, sendo responsável pelo projeto de sistemas de todas as obras icônicas da trajetória da empresa, destacando os monumentais Millennium Palace, Infinity Coast, Epic Tower e One Tower.
Engenheiro brasileiro André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos, é o responsável pela execução do projeto
O responsável pela execução do projeto é o engenheiro brasileiro André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos, que liderou a construção do One Tower, o edifício residencial mais alto da América Latina. Bigarella é uma peça-chave para garantir que o Senna Tower atenda aos padrões internacionais de excelência, tanto em termos de qualidade quanto de segurança. “O Senna Tower não é apenas um marco para Balneário Camboriú, mas posiciona o Brasil no centro dos maiores projetos arquitetônicos do mundo. Este empreendimento reflete o que o futuro reserva para o mercado imobiliário e para a engenharia no país, consolidando nossa capacidade de competir globalmente e elevar os padrões da construção civil", pontua. Sua liderança na execução do Senna Tower reforça o compromisso da FG Empreendimentos com inovação, precisão técnica e excelência, fatores que garantem o sucesso de um projeto dessa magnitude.
Inspirado no legado de excelência de Ayrton Senna, o Senna Tower não apenas homenageia o ícone brasileiro, mas também incorpora os valores de inovação, eficiência e precisão pelos quais o piloto era conhecido. O Senna Tower será um exemplo de inovação e sustentabilidade, contando com tecnologias que visam reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência energética. O empreendimento utilizará materiais de construção de última geração, sistemas de gestão de energia avançados e técnicas construtivas sustentáveis, posicionando-se como uma referência global em construções, que visam garantir segurança e longevidade ao empreendimento. Essas soluções não só atendem aos padrões internacionais, como colocam o Brasil no mapa dos grandes projetos globais de construção civil.
A FG Empreendimentos é a responsável pela realização do projeto, com a incorporação e construção do Senna Tower. A marca Senna e Lalalli Senna apresentam o conceito criativo da torre e de design de interiores. O empreendimento será construído com investimentos da FG e da Família Hang, donos da Havan.
Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, destaca-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo visitantes pelas suas belas praias e infraestrutura moderna. Além do turismo, o setor imobiliário é um dos pilares da economia local, com investimentos expressivos em empreendimentos de alto padrão. A cidade desponta também pela verticalização, concentrando oito dos 10 prédios residenciais mais altos do país, com destaque para o One Tower, que é o maior residencial da América Latina, e terá também o residencial mais alto do mundo, o Senna Tower.