Abeeólica busca mais ventos no RN
INFRAROI
-
25 de novembro de 2015
1077 Visualizações
Presidente da associação, Elbia Gannoum, se reuniu com o governador e empresários do Estado para discutir o futuro da energia eólica no local.
O Estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil, com 97 parques instalados que geram 2.699 MW de energia. Por isso, ontem (23), a presidente da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Elbia Gannoum, reuniu-se com o governador do RN Robinson Faria, e empresários do setor, para tratar da evolução desse mercado no local. Segundo ela, essa foi uma das rodadas de visitas aos estados produtores de energia eólica, algo que a associação estaria fazendo durante todo o ano. “Estamos completando, em 2015, uma espécie de road show com os estados investidores em energia eólica, e o objetivo é apresentar os principias aspectos relativos a atratividade dos investimentos, destacando as necessidades de cada local”, diz.
No Brasil, a energia eólica deverá alcançar, até o final deste ano, a capacidade instalada de 9 GW no Brasil – um aumento de quase 60% em relação aos 6 GW do início de 2015. Ao todo, são 322 parques eólicos, distribuídos em 11 estados, e com grande representatividade do Rio Grande do Norte, com quase um terço desse volume.
Essa fonte de energia é a quarta na matriz energética brasileira e a expectativa da Abeeólica é que ela ocupe o segundo lugar em cinco anos, ficando atrás apenas das hidrelétricas.
No último mês, a fonte eólica ultrapassou a marca de 8 gigawatts (GW) de capacidade instalada, atingindo 6% da matriz elétrica nacional. Ainda neste mês, a indústria atingiu o recorde de geração para o Sistema Interligado Nacional (SIN), fornecendo de 4.957 MW em um determinado dia e horário. Isso representou 10% da carga do SIN nesse período específico.