Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Como a Engenharia de Produção concilia planejamento, gestão e técnica?

Como a Engenharia de Produção concilia planejamento, gestão e técnica?

blogdaengenharia - 20 de julho de 2017 1259 Visualizações
Como a Engenharia de Produção concilia planejamento, gestão e técnica?
Bem, a Engenharia de Produção envolve tecnologias, criação de métodos e uso de ferramentas que têm como objetivo otimizar um processo de produção, criação e desenvolvimento de produtos e controles que permitam a aplicação de melhoria contínua.
São números e medidas que permitem ao Engenheiro de Produção analisar e aplicar seus métodos. Mas por se tratar de produção de bens e serviços, é necessário que esse profissional entenda também sobre organização.
Da mesma forma que é essencial o uso de tecnologia, inovação e aplicação de medidas para execução das tarefas, o Engenheiro de Produção precisa ter em mente os objetivos da organização e suas ações administrativas – a forma com que a empresa lida com seus processos e colaboradores vai dar uma visão mais clara sobre o funcionamento da empresa. Assim, o Engenheiro de Produção consegue trabalhar não só a parte técnica, mas também as necessidades organizacionais.
O processo de produção está ligado também às funções administrativas e ao fluxo de informações que toda a empresa gera. As informações geradas pelos setores administrativos podem ser essenciais para tomadas de decisões -dados, números, gráficos e ações também têm influência no processo de produção.
O entendimento de organização é importante para que o Engenheiro de Produção saiba fazer essa ligação, tenha uma visão clara do processo e as ações que a empresa toma em relação ao seu objetivo. O fato de o profissional ter conhecimento em planejamento também facilita a forma de trabalhar e cumprir metas, pois várias ferramentas administrativas podem ser aplicadas para a organização do projeto, facilitando a obtenção de resultados.
/ 
A gestão na Engenharia de Produção se mostra importante tanto por ser fonte de dados partindo da empresa, quanto por ser ferramenta de estudo por parte do profissional. São estratégias de gestão ligadas à trabalhos técnicos, visando otimizar um processo para que se produza da melhor forma, com menos perdas.
As atribuições técnicas dão vida ao projeto em si, ao modo de funcionar na prática, de transformar… E as atribuições de gestão são voltadas para organizar e gerenciar informações do processo.