Conheça o melhor engenheiro-projetista do mundo
Roger Ridsdill Smith: projetos englobam de obras refinadas a grandes estruturas
Desde 2005, a IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering [Associação Internacional para Engenharia de Pontes e Estruturas]) elege o engenheiro-projetista do ano. Em 2017, o escolhido foi o britânico Roger Ridsdill Smith. Contratado da Foster + Partners, um dos principais escritórios de projetos arquitetônicos e estruturais do mundo, Smith assina obras emblemáticas na Europa e em outros continentes.
Ele é responsável pela revitalização do porto velho de Marselha, na França, com a criação de um dossel de aço inoxidável no centro da praça principal, e que transformou o local em ponto turístico. Também é o projetista do arco de concreto que envolve um dos centros médicos mais conhecidos da Grã-Bretanha – o Maggie’s Center, em Manchester -, especializado no tratamento de câncer.
O engenheiro concebeu ainda a estrutura em concreto aparente do Musée de la Romanité em Narbonne (Museu Regional de Narbonne), em construção, e que deve ser inaugurado em 2019, além do projeto do novo aeroporto internacional de Tocumen, no Panamá. “Na Foster + Partners nos esforçamos para projetar estruturas que sejam eficientes, que tenham integridade e que pareça que nada mais pode ser removido. Tenho a honra de receber este reconhecimento da IABSE”, disse Roger Ridsdill Smith.
Dossel de aço inoxidável, em Marselha, na França: impulso para a premiação
O vencedor receberá o prêmio dia 23 de novembro de 2017, quando irá palestrar na sede britânica da IABSE, em Londres. Ele receberá a medalha Milne. O prêmio homenageia Bob Milne (in memorian) que serviu durante muitos anos como secretário-honorário da associação. A comissão julgadora elegeu Roger Ridsdill Smith pela versatilidade de seus projetos, que vão desde o concreto bruto, até estruturas mistas (concreto e aço) e materiais como vidro e madeira.
Obras relevantes
Na revitalização do porto velho de Marselha, inaugurado em 2014, Smith projetou um calçadão onde o destaque é o dossel de aço inoxidável polido que mede 46 metros por 22 metros. A área reflete a imagem dos pedestres, que são atraídos para a obra de arte. Em 2016, o local foi citado como o preferido dos franceses para tirar selfies.
No Maggie’s Center, o engenheiro-projetista concebeu um arco de concreto branco que envolve todo o prédio da clínica britânica. A ideia foi dar a sensação ao paciente de que ali ele se sente protegido. “Acho que o objetivo foi atingido. As pessoas dizem ter uma sensação de segurança quando entram no centro médico”, relata Smith.
Arco de concreto branco, em clínica britânica: versatilidade do projetista impressiona IABSE
Em outra obra que influenciou a comissão julgadora do IABSE a premiar o engenheiro britânico, a opção foi por estruturas pré-fabricadas de concreto aliadas ao aço e ao vidro. Trata-se da expansão do Aeroporto Internacional de Tocumen, o principal do Panamá e o mais movimentado da América Central. A obra começou em 2011 e será inaugurada no final de 2017.
Atualmente, Roger Ridsdill Smith acompanha a construção do Musée de la Romanité em Narbonne (Museu Regional de Narbonne [MuRéna]). Trata-se de seu mais recente projeto, que utiliza um parque onde está em construção um conjunto de pavilhões de concreto para receberem exposições. Os espaços pretendem unir música, literatura, teatro e cinema. A novidade é que se trata do primeiro museu do mundo 100% sustentável, com prédios-verdes, reúso da água, captação de energia fotovoltaica e áreas de mobilidade que proíbem a circulação de veículos automotores.
Estruturas mistas unem pré-fabricados de concreto, aço e vidro na construção do principal aeroporto do Panamá
Projeção mostra como será o museu em Narbonne, na França, o primeiro 100% sustentável do mundo
Entrevistado
Engenheiro-projetista Roger Ridsdill Smith (via assessoria de comunicação do IABSE)
Contato
secretariat@iabse.org
Crédito Fotos: Twitter e Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330