Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Como montar uma empresa junior do zero

Como montar uma empresa junior do zero

blogdaengenharia - 26 de outubro de 2017 1082 Visualizações
Como montar uma empresa junior do zero
As empresas juniores se destacam pelo fato de proporcionar muito conhecimento na prática. Nelas são desenvolvidos projetos de acordo com a área de atuação, em que são feitos estudos e levantados dados a fim de analisar e resolver problemas de instituições, empresas e todo lugar que requer alguma consultoria e organização.
Mas o que é preciso para montar uma EJ do zero?
Primeiro Passo: consiga pessoas interessadas em ajudar
Amigos, colegas, professores, pessoas que tenham domínio profissional em relação aos objetivos da empresa júnior. Crie um grupo engajado com o assunto e agregue valor ao planejamento e às atividades, dividam as tarefas, descrevam os propósitos, onde e como querem atuar. Lembre-se que é uma empresa mesmo, e funciona como tal.
Segundo Passo: pense o que a empresa vai fazer e realize benchmarks
Pense no desempenho da EJ e no melhor que ela pode realizar. Trace os objetivos e atividades que podem ser realizadas em determinada situação, e busque as melhores ferramentas e formas de realizar o trabalho. Assim, é possível ter uma visão de como serão as atividades e da necessidade constante de melhoria contínua, de inovação.
Terceiro Passo: entre em contato com sua IES
Depois de planejar e encontrar pessoas com o mesmo ideal, apresente o plano para a universidade – com o apoio dos professores, melhor ainda. É evidente a importância de empresas juniores nas universidades, com um ótimo planejamento e estrutura, ela vai funcionar.  
Quarto Passo: consiga um espaço físico
Dentro da universidade, geralmente. É preciso um local para a EJ, pois nele acontecem as reuniões, planejamentos, análises, apresentações de andamento dos projetos, entre outras funções.
Quinto Passo: regularize sua EJ
Sim! Ela também precisa ser regularizada, pois apesar de não ter fins lucrativos em dinheiro, é uma empresa. Tem planejamento, pessoal trabalhando, e um processo de produção de serviços. Ela terá todos os registros necessários para sua validação.
/
E o melhor de tudo: as empresas juniores proporcionam conhecimento sem igual. É muita experiência compartilhada, com mentores que realmente sabem fazer do jeito certo. Professores auxiliam e monitoram os projetos, há discussões e apresentações com colegas… E tudo isso ainda na graduação. É um diferencial e tanto.
Na engenharia, as EJs são muito presentes e realizam grandes projetos. Afinal, engenheiros devem sempre buscar a melhor forma de por em prática as ações que fazem o mundo melhor.