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Obras de contorno no PR somam R$ 720 milhões

InfraRoi - 09 de novembro de 2017 1226 Visualizações
Obras de contorno no PR somam R$ 720 milhões
Com um orçamento próprio de R$ 260 milhões e prazo que envolve os próximos anos, o governo paranaense deve realizar várias intervenções de melhoria no contorno de pelo menos cinco cidades importantes do estado. As iniciativas devem resolver gargalos rodoviários em pontos críticos dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Castro e Wenceslau Braz, cujos projetos estão em andamento, e em Francisco Beltrão e Pato Branco, cujas licitações já foram autorizadas. A extensão total é de quase 43 km.
A Coordenadoria Técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) é a responsável pelo planejamento das obras. De acordo com José Richa Filho, secretário estadual da Infraestrutura e Logística, os projetos aproveitaram a experiência acumulada em outros municípios e tem como foco tirar o tráfego pesado dos perímetros urbanos. “Cidades como Agudos do Sul, Campo Largo e Mandaguari receberam essas obras que contribuíram para a melhoria do fluxo de veículos, redução de acidentes e a qualidade de vida da população”, afirma.
Além dos R$ 260 milhões que saem diretamente do orçamento estadual, outros R$ 460 milhões devem ser aplicados pelas concessionárias privadas também em obras de contornos rodoviários. São cinco tipo de empreendimentos desse tipo projetados até 2021, segundo o DER-PR. As obras envolvem rodovias concessionadas que atravessam os municípios de Peabiru, Arapongas, Jandaia do Sul, Apucarana, Londrina e Cambé.
Viadutos e duplicações em andamento
Outra frente de atuação na área rodoviária é a construção de viadutos em cidades cortadas por rodovias estaduais. É o caso de Foz do Iguaçu e Paranaguá. Na primeira cidade, o estado autorizou a abertura da licitação para a construção de um viaduto no cruzamento da BR-277 com uma das importantes avenidas da cidade – Costa e Silva – e as obras devem começar em 2018 a um custo de R$ 17,5 milhões. Outro viaduto (já autorizado) será construído em Paranaguá, com investimentos de R$ 20 milhões e 900 metros de extensão.
Outros R$ 350 milhões foram aplicados em duplicações, incluindo a a PR-445, entre Londrina e Cambé, e da PR-323, ligando Maringá a Paiçandu, além de executar a obra no trecho entre Curitiba e Piraquara, na PR-415. Em projeto está ainda a conclusão da duplicação da Rodovia da Uva, na Região Metropolitana de Curitiba.
As concessionárias também realizam obras de duplicação na Rodovia do Café (Ponta Grossa a Apucarana), na PR-151 (Jaguariaíva), BR-277 (trecho urbano de Guarapuava) e PR-317, entre Floresta a Engenheiro Beltrão, e BR-376, no trecho que liga Nova Esperança a Paranavaí. Nesse caso, os orçamentos não foram divulgados, mas não fazem parte dos R$ 350 milhões citados acima.