Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Beleza ortogonal

Beleza ortogonal

CBCA - 15 de dezembro de 2017 3420 Visualizações
Andares superiores estruturados a partir de treliças longitudinais em aço se apoiam em dois pilares de concreto no térreo do edifício, contribuindo para a formação de um vão central de 45 m e de balanços de 15 m
INAUGURADO EM 2016, o edifício da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília (DF), chama atenção por sua plasticidade e forma. O edifício, projetado pela equipe do Mira Arquitetos, serve de sede ao movimento municipalista e conta com elementos em aço, concreto e vidro, que conferem leveza e modernidade ao conjunto.
No projeto, formado por três subsolos, térreo, pavimentos superiores e cobertura, a presença de vãos de até 18 m – vencidos com a ajuda de estruturas metálicas – e a transparência presente na fachada são destaques. “A opção pela estrutura metálica nos pisos superiores se deu pela modulação da estrutura e pelos grandes vãos. Optamos pelo aproveitamento do sistema misto em aço e concreto, com uso de conectores do tipo stud bolts, implicando em vigas com altura de 80 cm”, explica o engenheiro Jairo Fruchtengarten, da Kurkdjian e Fruchtengarten Engenheiros Associados.
/
No programa, o terceiro e segundo subsolos, reservados ao estacionamento de veículos, são em concreto, assim como o primeiro subsolo, que abriga o foyer, a praça cívica e uma área para exposições e eventos. No térreo, a estrutura é suportada por vigas protendidas, se convertendo para o aço a partir do primeiro andar do edifício. “A partir deste ponto, ela passa a ser toda em perfis metálicos, exceto pelo núcleo, composto pelas caixas do elevador e escadas, que são em concreto. As vigas em aço se apoiam apenas em duas treliças longitudinais nas extremidades de cada pavimento, que, por sua vez, estão apoiados em dois pilares de concreto formando um vão central de 45 m e balanços de 15 m”, detalha Fruchtengarten.
Os pórticos formados pelas treliças e vigas vinculadas aos montantes verticais foram cruciais para assegurar a resistência dos esforços horizontais. Conforme explica o arquiteto Luis Eduardo Loiola, do Mira Arquitetos, escritório que responde pelo projeto arquitetônico da CNM, a partir do térreo esses esforços são transferidos às cortinas de contenção, em tubulões justapostos, aliviando, assim, a carga das estruturas.
/
O aço também está presente em uma passarela localizada no vazio central, mais precisamente na interligação junto à caixa dos elevadores e na fachada do edifício. “A passarela conta com vigas metálicas que vencem 22,5 m de extensão”, relata Loiola. Já na fachada, estruturas metálicas atuam para conferir mais transparência ao volume, seguindo a linguagem arquitetônica adotada no projeto. “Distinta, a estrutura do fechamento é constituída por perfis verticais espaçados a cada 1,25 m, que se apoiam nas treliças da fachada. A ligação da estrutura se dá, em alguns pontos específicos, por meio de consolos metálicos sobre as réguas perfuradas”, diz Fruchtengarten. A solução adotada favoreceu a incidência da luz e ventilação naturais no edifício, reduzindo o uso de ar-condicionado em seu interior.
/
Vigas metálicas na passarela vencem um vão de 22,5 m no interior do edifício
Telhado verde
O aço também contribuiu para a adoção de uma outra solução que busca ampliar o caráter sustentável da edificação. O material foi especificado para a cobertura do salão nobre do edifício, sobre a qual foi instalado um ecotelhado. No local, além dos pilares em aço, é possível observar vigas atirantadas do mesmo material em um dos apoios, no banzo inferior da treliça, que vencem vãos de até 20 m. Segundo o engenheiro estrutural do projeto, neste ponto, a modulação dos pilares é de 3,75 x 6,25 m, enquanto as vigas têm um vão de 6,25 m e balanço de 2,5 m. “Não há contraventamentos, apenas pórticos formados por ligações rígidas do tipo viga-pilar”, detalha o profissional. (E.Q.)
Ficha Técnica
Projeto arquitetônico: Mira Arquitetos
Área construída: 10.488 m²
Aço empregado: perfil soldado e laminado ASTM A572 GR50, chapas e cantoneiras de ligações ASTM A36 e parafusos especiais A325
Volume de aço: 440 t
Projeto estrutural: Kurkdjian & Fruchtengarten Engenheiros Associados S/S Ltda.
Fornecimento da estrutura de aço: CPC Estruturas
Execução da obra: Soltec Engenharia Ltda.
Local: Brasília, DF
Conclusão da obra: 2016