Conheça a primeira e maior instalação publicitária 3D do mundo
Produtoras comerciais estão de olho no aumento expressivo da produção televisiva e cinematográfica em 3D. Com as novas tecnologias disponíveis na área da comunicação, é importante converter também os anúncios publicitários para diferentes formatos. Sem dúvidas, a extraordinária experiência dos 3Ds oferece possibilidades infinitas para os projetistas. Esta é a mais nova arma, diante de um mercado tão competitivo, tanto de causar mais impacto na audiência quanto para atrair a atenção dos clientes para certos produtos e serviços.
Guerra Visual
De todos os locais do mundo, a Times Square, em Nova York, é a área mais disputada pelas grandes marcas; isso porque a praça já foi palco de shows e transmissões esportivas. As empresas pagam caríssimo para ter direito a um só espaço, entre os milhares de painéis digitais e letreiros luminosos instalados nas fachadas dos edifícios. De acordo com o site americano de notícias financeiras Investopedia, custa entre US$ 1,1 milhão e US$ 4 milhões por ano para anunciar neste endereço de Manhattan.
“Times Square – como Coca-Cola – é atemporal e liga pessoas de todos os setores da vida” – arquiteto Ted Ryan, da Coca-Cola, em entrevista de Branding in Asia.
A multinacional Coca-Cola viu na Times Square a melhor oportunidade de apresentar suas ideias mais inovadoras e lançar campanhas criativas. Grandes instalações têm se mostrado uma ferramenta valiosa dessa fabricante de refrigerantes para oferecer, a uma ampla seção cultural de pessoas – principalmente aos amantes dos seus produtos – experiências únicas. Também inspirando suas vidas e instigando-as a implorar por uma bebida. Neste ano de 2017, em frente a uma área de estar interativa baseada totalmente no seu design, a Coca-Cola mostrou novamente do que é capaz.
LED Display Project
Todos os anos, desde 1920, a Coca-Cola lança um novo outdoor na Times Square. Da sua primeira instalação até os dias de hoje, ela tem sido líder em inovação. Os primeiros letreiros da empresa já exibiam luz noturna, mas eram menos complexos, em néon. Isso mudou drasticamente com a passagem da década de 1990 para os anos 2000. Em 2004, por exemplo, a empresa usou, pela primeira vez, uma tela Daktronics LED. E, recentemente, os anúncios se tornaram ainda mais personalizados, ao ponto de parecerem quase inimagináveis.
Em 2017, a Coca-Cola, em parceria com a Radius Displays Limited, apresentou o primeiro quadro robótico mais “tecnicamente sofisticado” do mundo. Foram 4 anos de trabalho através da agência Space150 – especialista em sinalização digital – para se chegar ao surpreendente resultado final, a grande tela de 21m por 13m, em 3D e com movimento, transmitindo imagens numa verdadeira “dança tecnológica”. É transmissão de conteúdo de qualidade, dinâmica e altamente promocional. Inclusive, o Guinness World Records™ foi ao local no momento da inauguração para premiar a The Coca-Cola Company por esse incrível feito.
A composição do display 3D da Coca-Cola
O grande telão 3D, apresentado pela Coca-Cola para a Time Square, exigiu uma engenharia bastante sofisticada. Ele foi composto por mais de 1.500 monitores digitais de alta resolução, mais de 1,5 milhão de pixels individuais. Cada um é programado para se deslocar, de forma independente e sincronizada – se estendendo ou se retraindo – a sessenta centímetros por segundo, coincidindo com qualquer anúncio exibido. Essa informação só é possível ser repassada através de Ethernet, um tipo sistema de interconexão para redes locais.
O projeto dos módulos foi desenvolvido pela Radius Displays, que também ficou responsável pela fabricação das peças, pelos testes mecânicos e pela instalação dos suportes. A empresa optou por formar cada seção com cinco linhas de cinco montagens, para tornar a instalação mais eficiente. O mecanismo também recebeu um sistema de bloqueio, para evitar que as peças se movam em casos de ventos fortes ou de outras variações climáticas agressivas. Tudo foi feito de forma a garantir com que a mensagem final seja sempre coerente, principalmente nos momentos de transição entre uma imagem e outra.
A abordagem criativa da Coca-Cola
A ideia da Coca-Cola é chamar a atenção, a todo custo, das mais de 300 mil pessoas, entre funcionários públicos, trabalhadores de escritórios, viajantes e turistas que passam pelo cruzamento da Times Square diariamente. A programação para esse novo painel publicitário é baseada, justamente, no seu dia-a-dia, em suas atividades. E, certamente, a empresa conseguiu criar algo diferente de qualquer outra coisa já vista antes por elas.