Novas tecnologias auxiliam serviços na construção civil
Tecnologia auxilia serviços na construção civil
Uma trena que mede a distância sozinha e totalmente digital, e máquinas que enviam informações para o celular. Este é novo cenário da construção civil e que tem ganhado cada vez mais espaço nas obras, segundo empresários. De acordo com eles, com a ajuda da tecnologia, os serviços são realizados de forma mais rápida.
O gesseiro Diego Rodrigues Nogueira, de Itapetininga (SP), conta que com a tecnologia conseguiu agilizar seu serviço. Antes tinha que ficar com a trena para não errar nenhum centímetro, agora, em questão de minutos, consegue medir uma área grande com precisão usando trena digital.
“Por ainda ter uma empresa pequena, eu como proprietário tenho que executar várias funções. Tem que fazer o orçamento, compra do material, execução do serviço e receber. Então precisava otimizar o tempo o máximo possível. Esse equipamento, no meu caso, foi excelente”, explica.
Diego Rodrigues trocou as ferramentas manuais pelas digitais em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)
Desde que trocou seus equipamentos manuais pelos digitais, Diego afirma que tem economizado tempo.
“Percebi que precisava desse equipamento quando fui medir uma obra em um condomínio de tamanho considerável e levei três horas para tirar a medida. Com a trena elétrica, levaria 20 minutos para fazer o mesmo serviço”, afirma.
Com a trena elétrica, Diego consegue fazer o serviço que levaria horas em minutos (Foto: Reprodução/TV TEM)
De acordo com o construtor Daniel Rodrigues, que trabalha no setor da construção civil há 25 anos, muitos equipamentos vieram para agilizar e proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários.
“Judia do corpo ficar batendo uma marreta o dia todo. Chega a tarde e você está quebrado. Agora está bem mais fácil. Vale muito a pena, porque você está economizando tempo”, explica.
Segundo o consultor de vendas Luciano Cunha, os equipamentos digitais custam mais caros, mas eles devem ser vistos como um investimento e não como um custo, pois são produtos que podem durar bastante.
“Não temos como medir a vida útil dos equipamentos, pois o retorno de problemas no período de garantia é muito baixo”, afirma.
Daniel Rodrigues afirma que equipamentos digitais agilizam o serviço em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)