LEED, AQUA e ISO: o que você precisa saber sobre certificações
As certificações, tão usadas na engenharia, são constituídas por uma série de etapas e construídas com o objetivo de regularizar situações dentro de uma organização, de acordo com seu segmento de atuação. Elas servem para definir processos e adotar procedimentos corretos, reduzindo perdas e custos, e aumentando a produtividade, a credibilidade e a boa prática das atividades.
Dentre os diferentes tipos de certificações existentes, o Blog da Engenharia listou as principais, que são as certificações LEED, AQUA e ISO. Saiba mais a seguir.
Certificação LEED
LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, está mudando a ideia de como os edifícios e as comunidades são planejados, construídos e operados. A certificação é utilizada por mais de 160 países, funciona para todos os edifícios e pode ser aplicado a qualquer momento no empreendimento.
Os projetos que buscam a certificação LEED serão analisados por 8 dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que, à medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos.
Os níveis são: Certificado, Silver, Gold e Platinum. Dentre os benefícios desta certificação, estão a redução de custos, melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade e capacitação profissional.
Certificação AQUA
O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter Alta Qualidade Ambiental em empreendimentos novos. Essa qualidade é demonstrada para clientes, investidores e demais partes por meio dessa certificação. Ela foi adaptada para a realidade brasileira a partir do sistema de certificação francês HQE (Haute Qualité Environnementale). Os benefícios da obtenção da certificação AQUA para os empreendedores são:
• Provar a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento
• Diferenciar seu imóvel no mercado
• Aumentar a velocidade de vendas ou locação
• Associar a imagem da empresa à sustentabilidade
• Melhorar relações com órgãos ambientais e comunidades
Entre as vantagens para os compradores, podem ser citadas a economia de água e energia durante a vida útil do imóvel, redução dos custos de condomínio e melhores condições de conforto e saúde.
É importante o comprometimento do empreendedor desde o início do projeto, pois a certificação requer a implantação de um sistema de gestão do empreendimento (SGE) e também o atendimento das 14 categorias de qualidade ambiental do empreendimento (QAE), que podem ser classificadas como bom, superior ou excelente.
Certificação ISO
Existem diferentes tipos de certificações ISO, cada uma com suas respectivas propostas para as empresas. Todas tem em comum o objetivo de introduzir reformas, arrumar o que não está dando certo e incentivar a organização rumo à modernização administrativa. A proposta da certificação ISO baseada na gestão da qualidade é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes.
Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes. A ISO 9001, por exemplo, além de ser uma das mais conhecidas, tem o propósito de melhorar o desempenho organizacional com foco nos negócios. Pode ser aplicado a qualquer porte de empresa, produto ou serviço.
Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros.
Algumas empresas, atualmente, só realizam contratos com fornecedores que possuam essa certificação, por isso é cada vez mais necessário se readequar para obter mais uma vantagem competitiva. Outras vantagens são: credibilidade, redução de custos, organização interna e melhoria no desempenho dos negócios.