Entenda a importância de um plano diretor verde para o futuro das cidades
As rápidas e drásticas mudanças climáticas têm forçado uma alteração na forma de crescimento das cidades. Atualmente, as transformações urbanas mais significativas nesses polos são o aumento expressivo da população e do uso da terra, um resultado do crescimento econômico local. Isso combina com planejamento urbano, planejamento paisagístico e resiliência, termos já conhecidos pelos bons arquitetos, mas, infelizmente, ignorados por muitos governantes.
Mesmo com tantas evidências, a falta de prevenção contra possíveis catástrofes é normal na maioria das cidades do mundo. Só depois de muitos prejuízos financeiros e perdas humanas é que se costuma tomar as devidas providências, o que é lastimável. O planeta Terra vive uma situação que não permite mais que se deixem questões assim para amanhã. É preciso encontrar, já, soluções para evitar, por exemplo, inundações, desmoronamentos, escassez de água potável, e mais. E tem uma resposta para isso: plano de expansão.
O PLANO EXPANSÃO DE UDON THANI, NA TAILÂNDIA
Preocupados com o desenvolvimento futuro da cidade de Udon Thani, no norte da Tailândia, arquitetos urbanistas, arquitetos paisagistas, cientistas e engenheiros de diversas áreas se uniram para criar um Plano Diretor de Infraestruturas Verde. O trabalho foi liderado pela empresa Estudio Oca, com auxílio de parceiros nacionais e internacionais. Seu desenvolvimento só foi possível graças a uma bolsa da Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos, destinada especialmente às soluções que ajudem a abrandar os efeitos de enchentes e secas mais severas.
O QUE VEM A SER UM PLANO DIRETOR VERDE?
A Tailândia, assim todo o Sudoeste Asiático, vem passando por constantes transformações urbanas. O aumento da área superficial impermeável é um risco bastante grave para as suas cidades. A construção de edifícios, calçadas e pistas de rolamentos faz com que a água das chuvas fique acumulada sobre a superfície, sem conseguir descer para as camadas mais profundas do solo, incluindo os lençóis freáticos. Assim, é mais provável que ocorram episódios frequentes de enchentes e secas, já que o líquido não pode fazer o caminho natural, como devido.
Um bom Plano Diretor Verde poderia amenizar ou mesmo eliminar problemas assim. No caso de Udon Thani a ideia é utilizar todo o conhecimento de arquitetura da paisagem e design urbano para guiar a região num tipo de desenvolvimento mais sustentável. Esta seria a forma ideal do município conseguir controlar as inundações e a conservação das águas. Além disso, num segundo momento, seria possível ainda estudar maneiras de como explorar essa nova infraestrutura verde para geração econômica. Ou seja, ações humanas bem planejadas podem ajudar tanto a natureza, quanto o bem estar e sustento das pessoas, garantindo o direito da vida natural e o crescimento das cidades.
ALGUMAS SOLUÇÕES DO ESTUDIO OCA PARA UDON THANI
O Plano Diretor de Infraestruturas Verde moldará, definitivamente, o desenvolvimento da cidade de Udon Thani. Ele melhorará o ambiente urbano e beneficiará os residentes principalmente com a criação de espaços multifuncionais. Fazem parte deste ponto: parques públicos, parques lineares, ruas verdes, jardins comunitários, e outras unidades sustentáveis e recreativas.
O projeto engloba métodos diferentes de planejamento para a expansão da cidade, incluindo até modelos de simulação hidrológica. O plano mestre aponta quais devem ser, e como devem ser, as futuras mudanças de infraestrutura urbana e ecológica; os novos espaços públicos e bairros; os traçados de vias, ciclovias e calçadões; e os tratamentos das orlas. Certamente, essa iniciativa vai ter repercussões positivas em todo o território do país, servindo de bom exemplo para o mundo. A maior vantagem será o legado deixado para as próximas gerações, que poderão conviver num mundo em maior harmonia com a natureza.